Calma aí. Como assim? Fusca, Gol e Tera... Será que existe uma ligação entre os três? Será que a Volks enxerga seu novo produto como um desses "grandes", capaz de marcar gerações e liderar o mercado de automóveis no Brasil por anos e anos? Venha com a gente para descobrir.
Canal do "WM1 - O portal de notícias da Webmotors!" no WhatsApp Deixe seu carro usado como 0km: acesse Webmotors Serviços Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
Volkswagen Tera: um novo best-seller?
Nós falamos um pouco sobre isso nesta quarta (5/3): o Volkswagen Tera tem chances de vender muito bem em nosso país, de fato, por ter virtudes que agradam ao nosso tipo de consumior.Clique aqui para entender um pouco mais sobre essas características.
Mas o modelo será capaz de ser um case de sucesso como foram os outros dois modelos presentes no easter egg gravado no vidro traseiro?
O Fusca foi o carro mais vendido do Brasil por 23 anos consecutivos, além de alguns outros, entre 1959 e 1982. Virou um ícone da cultura brasileira. Foram mais de 3,3 milhões de unidades. A produção foi de 1959 a 2003.
Já o Gol foi líder ainda mais absoluto do mercado: 27 anos com a medalha de outro, entre 1987 e 2013. O número de vendas aqui é monstruoso: mais de 8,5 milhões de unidades - mais que o dobro da quantidade de Fuscas que foi vendida.
O Tera tem chance de chegar perto de algum deles? A depender da capacidade produtiva da Volks, com certeza: a marca promete conseguir fabricar até 200 mil unidades/ano, quando a planta de Taubaté (SP) puder operar em capacidade máxima.
O Gol bateu recorde atrás de recorde entre os anos de 2010 e 2012, um dos momentos mais gloriosos da economia brasileira. Para se ter uma ideia, foram 293.762 unidades do hatch vendidas no país em 2010. No ano seguinte, em 2011, mais 293.454 registros. Em 2012, foram 293.323 licenciamentos.
O Tera deverá emplacar muito bem (e a Volkswagen fará questão de trabalhar em cima disso), mas obviamente guardadas as devidas proporções - até porque naquela época o Gol podia custar menos de R$ 30 mil. E hoje o preço inicial do Tera deverá começar acima dos R$ 100 mil.
Fazendo essa conta em uma suposição de que o Tera poderá vender no Brasil o que o Polo conseguiu emplacar no ano passado (vamos arredondar para 150 mil unidades por ano), o novo SUV da Volks precisaria de 22 anos para atingir o mesmo número de Fuscas (3,3 milhões) emplacados no país.
Para superar o Gol, seriam necessários 57 anos.
Conclusão
A conclusão que tiramos disso é a seguinte: o Tera é, sim, de fato, o carro mais importante da Volks desde o surgimento do Gol, em 1980.E também é o modelo capaz de atingir números de vendas tão expressivos como os de Gol e Fusca.
Mas é extremamente importante ponderar diversos outros fatores que devem interferir nessa busca, de forma positiva ou negativa: o valor do dólar atual, que se reflete diretamente no preços dos carros; a maior quantidade de opções que o mercado oferece e, claro, a mudança de comportamento do cliente, que começa a enxergar os carros de forma diferente em relação ao futuro da mobilidade.
Nossa aposta é que, sim, o Volkswagen Tera fará sucesso no Brasil e no mundo. Mas as chances de ele emplacar mais do que qualquer um dos dois modelos gravados no easter egg do vidro traseiro são praticamente utópicas.
Comentários