O Volkswagen Tera, que chegou às concessionárias no dia 5 de junho, mal completou dois meses nas lojas e já teve aumento de preços.
O modelo chegou para ser a porta de entrada da marca para o segmento de SUVs, se posiciona entre o Polo e o T-Cross, e tem como rivais o Fiat Pulse e Renault Kardian.
A versão de entrada MPI passou de R$ 103.990 para R$ 105.890, um acréscimo de R$ 1.900. O Tera TSI manual foi de R$ 116.990 para R$ 118.990, alta de R$ 2.000.
Já o Tera Comfort subiu de R$ 126.990 para R$ 128.890, mais R$ 1.900. E o Tera High agora custa R$ 141.890, também R$ 1.900 a mais que antes.
E aquela edição especial Outfit The Town Edition, que custava R$ 142.290, já não está mais disponível no configurador da marca.
Se compararmos com os valores do Pulse, a versão de entrada do SUV da Volkswagen já está R$ 5.900 mais cara, uma vez que o Pulse 1.3 MT custa R$ 99.990. Mesmo valor que a montadora alemã lançou o Tera MPI, mas cujo preço de lançamento era limitado para as primeiras 999 unidades.
Tera MPI – R$ 105.890
Tera TSI manual – R$ 118.990
Tera Comfort – R$ 128.890
Tera High – R$ 141.890
Mesmo sendo novato, o Volkswagen Tera já chegou causando no mercado. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ele vendeu 2.750 unidades em junho, mês de estreia, e em julho — o primeiro mês cheio — saltou para 3.244 emplacamentos.
Nada mal para um SUV que ainda está se apresentando ao público. Para ter uma ideia, ele já vende mais que o Renault Kardian, que teve 1.332 unidades no mesmo mês, mas ainda não bate o líder Fiat Pulse, que fechou julho com 4.836 vendas.
Ainda de acordo com a Fenabrave, no acumulado do ano, o Volkswagen Tera é o 24º SUV mais emplacado, com 5.994, melhor posicionado que o Citroën C3 AirCross, por exemplo.
Vale lembrar que de acordo com a própria Volkswagen, o Tera é um produto de muita expectativa para a marca, que acredita que ele fará o mesmo sucesso que os extintos Volkswagen Fusca e Gol.
No entanto, ainda é cedo para mensurar o real impacto do novo SUV no mercado nacional, uma vez que o modelo só teve um único mês completo de vendas.
Nas parciais de agosto, ele já aparece entre os 20 mais vendidos, com mais emplacamentos que o Honda HR-V, Jeep Compass e Caoa Chery Tiggo 7.
Desde a versão de entrada, o Volkswagen Tera já vem com um pacote bem completo: seis airbags, direção elétrica, ar-condicionado, piloto automático, painel digital, sensores de estacionamento e portas USB.
Nas versões mais caras, ele adiciona chave presencial, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e volante multifuncional — ou seja, fica ainda mais recheado.
Na parte mecânica, o Volkswagen Tera oferece dois motores:
Produzido em Taubaté (SP), o SUV é um projeto brasileiro que gerou 260 empregos diretos e cerca de 2.600 indiretos.



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