Volvo C40 Recharge abre pré-venda a R$ 419.950

Variante cupê do SUV XC40 chega ao Brasil em versão única com dois motores que rendem 408 cv

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Lukas Kenji
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O C40 Recharge é o primeiro modelo da Volvo que foi projetado para ser 100% elétrico. Isso quer dizer que nem variante híbrida vai oferecer. O cupê que significa o passo definitivo para a montadora aposentar de vez os motores à combustão já está em pré-venda por 419.950.

Volvo C40 Foto Alexandre Lefebvre (5)
Volvo C40 Recharge é o primeiro carro da marca sueca projetado para ser 100% elétrico
Crédito: Divulgação
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O WM1 teve acesso ao modelo que pode ser considerado uma variante cupê do XC40. Os carros compartilham a plataforma CMA e têm estrutura muito semelhante. De frente, é até difícil encontrar diferenças estéticas.

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Os faróis têm o clássico formato de martelo e são separados por uma pequena grade que ajuda a resfriar as baterias, especialmente quando estão em processo de recarga rápida.

Mas é a traseira que impõe ao C40 um visual único. A caída de teto inerente a qualquer cupê é acompanhada de lanternas marcantes. Por conta da musculatura da carroceria, elas ganharam aspecto tracejado.

Mas o que chama mais atenção é o fato de o C40 carregar um aerofólio e um spoiler. A quem possa achar o conjunto estranho nas fotos, fica nossa garantia de que a dupla é mais fluida ao vivo. Segundo a Volvo, os elementos são essenciais para uma otimização aerodinâmica e aumentam a autonomia do veículo, que pode chegar a 444 km no ciclo WTEP, o maior referencial na Europa.

Outro destaque vai para o conjunto de rodas de 20 polegadas. O visual chamativo tem como base o casamento de alumínio polido com preto brilhante.

Mas, antes de falarmos sobre as impressões do ambiente interno, vale abordarmos a motorização. Isso porque o Volvo C40 Recharge tem cerca de 100 cv de potência a mais em relação aos principais concorrentes, como o Audi Q4 e-tron e o Mercedes-Benz EQA - ambos, ainda, não vendidos no Brasil.

Números de esportivo

Dois motores elétricos proporcionam 408 cv de potência e 61,1 kgf.m de torque. O conjunto permite com que o elétrico sueco cumpra com a distância de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.

Os números parecem empolgantes, não é? Uma pena que não tivemos a oportunidade de colocarmos tal desempenho à prova. A Volvo deve realizar um evento de test-drive apenas em março.

 Chama a atenção o fato de o Volvo C40 ser equipado com aerofólio e spoiler
Volvo C40 Foto Alexandre Lefebvre (4) Horizontal
Legenda: Chama a atenção o fato de o Volvo C40 ser equipado com aerofólio e spoiler
Crédito: Divulgação
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Em contrapartida, tivemos tempo de fuçar bastante o interior do cupê. Mas a real é que não existem muitas diferenças perante o XC40. O layout do painel e as peças de acabamento são muito parecidas com o SUV compacto.

O elemento que se destaca é um material translúcido em relevo que faz menção a mapas topográficos, que está presente nas portas e na parte direita do painel.

Também chama a atenção o tom de azul do assoalho que se estende até o console central - combina com a pintura externa, chamada de Fjorde Blue, que estreia no C40.

Volvo C40 Foto Pedro Dantas (21)
O azul do assoalho se estende até o console central e combina com a cor externa do carro
Crédito: Divulgação
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Já o teto não tem abertura, mas possui tecnologia que imita as lentes de óculos que mudam de cor de acordo com o ambiente.

A Volvo também faz questão de destacar que não vai mais utilizar componentes de origem animal para o acabamento interno. Por isso, os bancos têm revestimento completamente sintético, derivado de materiais reciclados.

Mais baixo

Já em relação a tamanho, o XC40 volta a ser ponto de referência. Isso porque quase todas as medidas do SUV de 4,43 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos também vão valer para o C40. A exceção é a altura. A caída de teto faz com que a carroceria do cupê seja 7 cm mais baixa, com 1,58 m no total.

O espaço menor não incomoda passageiros traseiros de estatura mediana, que contam com saídas de ar-condicionado e duas portas do tipo USB-C para viajarem com mais conforto.

Ainda sobre porte, o ponto positivo é que o porta-malas do C40 Recharge é um pouco maior na comparação com o XC40. São 489 litros, ante 460 litros. O bagageiro tem um compartimento embaixo do tampão que permite levar as compras de maneira mais organizada.

Volvo C40 Foto Pedro Dantas (7)
Com 4,43 metros de comprimento, o Volvo C40 tem 2,70 m de entre-eixos - igual ao irmão XC40
Crédito: Divulgação
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Existe ainda um pequeno compartimento sob o capô, que pode servir de espaço para o carregador das baterias de 75 kWh.

No sistema super-rápido, chamado de DC, é preciso de 33 minutos para fazer a recarga de 10% a 80%. Já em um sistema convencional, o tempo aumenta para aproximadamente oito horas.

Embora seja vendido na Europa em três versões, o Volvo C40 Recharge chega ao Brasil em versão única, a mais equipada. A configuração traz equipamentos como faróis de LED, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital de 9 polegadas e central multimídia de 12 polegadas.

O caimento de teto do Volvo C40 comum aos cupês é acompanhado por lanternas marcantes
Crédito: Divulgação
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O gadget de entretenimento e informação tem sistema nativo do Google, mas é capaz de rodar Apple CarPlay sem a necessidade de cabo. O mesmo vale para o pareamento com Android Auto.

O cupê 100% elétrico vem equipado ainda com os sistemas mais avançados de assistência dinâmica da Volvo. Há frenagem de emergência, assistente de manutenção em faixa, câmera 360º, leitor de placas de trânsito e o Pilot Assist, que interfere na aceleração, frenagem e no volante.

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