Volvo ES90: sedã-cupê surge com 700 km de alcance

Marca sueca revela seu novo modelo - que é um sedã com caimento de cupê, como um Fastback -, que exala luxo e tecnologia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo ES90: sedã-cupê surge com 700 km de alcance
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volvo ainda bota fé em sedãs e não apenas em SUVs. Quer a prova? Eis o recém-apresentado Volvo ES90, um sedã-cupê de perfil bem esportivo e luxuoso, que promete encantar pelo longo alcance de seu conjunto elétrico e pela promessa de recarga ultrarrápida.

Feito sobre a mesma base do SUV EX90 (versão 100% elétrica do XC90), que conta os dias para estrear no Brasil, o Volvo ES90 se destaca por ter um sistema elétrico de 800 Volts - o do EX90 tem metade dessa capacidade. Ou seja, 400 Volts. É simplesmente o carro elétrico mais moderno da marca até agora.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mais detalhes sobre o Volvo ES90

Com capacidade de ser recarregado em pontos de recargas ultrarrápidas, com os carregadores de 350 kW, o Volvo ES90 consegue recuperar 300 quilômetros de autonomia em 10 minutos, segundo a marca.

No ciclo WLTP europeu, a versão com dois motores pode atingir 700 quilômetros de autonomia com a carga completa (100%). Se removermos 30% desse número, para ter uma noção de quanto seria a autonomia máxima de acordo com o PBEV do Inmetro, chegamos a ótimos 490 quilômetros.

Com esse alcance, ficaria em segundo no ranking de carros elétricos oferecidos ao mercado brasileiro com maior autonomia, atrás apenas do BMW iX xDrive50, que tem 528 quilômetros como limite.

Para tal, o Volvo ES90 tem um conjunto de baterias de 92 kWh (88 kWh utilizáveis) ou 106 kWh (102 kWh utilizáveis), que alimentam um ou dois motores elétricos -  a versão com um motor tem 92 kWh, propulsor na traseira e tração traseira; já a configuração com dois motores e 106 kWh tem um motor em cada eixo e tração integral.

A versão mais simples entrega 329 cv de potência e autonomia máxima de 643 quilômetros. Esse Volvo ES90 pode chegar de zero a 100 km/h em 6,7 segundos. Já a variante mais forte pode ter 442 cv ou 670 cv - a mais potente pode arrancar de zero a 100 km/h em 3,9 segundos.

A velocidade máxima é sempre a mesma, independentemente da configuração: 180 km/h. Com um detalhe impressionante: o peso médio do carro, considerando todas as versões, é de cerca de 2.620 quilos.

Como é o Volvo ES90

É um sedã moderno, com efeito de caimento de teto traseiro como um legítimo cupê - mas não se esqueça que o "S" do nome (ES90) representa a categoria de carros de três volumes, portanto a de sedãs.

O modelo tem 424 litros de capacidade no porta-malas, que pode aumentar para 733 litros se os bancos traseiros forem rebatidos. Também há um espaço adicional de bagagem na parte dianteira, sob o capô, para mais 22 litros.

O ES90 também é grande. A Volvo não revelou comprimento e largura, mas garantiu que terá 3,10 m de entre-eixos e 1,55 m de altura.

 O Volvo ES90 2026 é comprido: apesar do tamanho exato não ter sido revelado, terá 3,10 m de entre-eixos
Volvo ES90 2026
Legenda: O Volvo ES90 2026 é comprido: apesar do tamanho exato não ter sido revelado, terá 3,10 m de entre-eixos
Crédito: Divulgação
toggle button

Completaço, com todos os recursos de segurança e tecnologia que um Volvo topo de linha pode ter, o modelo também tem visual atraente, com os belos faróis - conhecidos como "Martelo de Thor" - e as rodas que poderão variar de 20 a 22 polegadas. Serão sete cores para a carroceria e quatro tipos de rodas.

Por dentro, central multimídia com tela tátil na vertical de 14,5 polegadas, quadro de instrumentos 100% digital com nove polegadas e head-up display (HUD) completo. O carro terá até um modem que servirá de roteador para internet do tipo 5G.

Quer mais? A lista de itens de série também incluirá ar-condicionado com quatro zonas de resfriamento - uma para cada ocupante -, teto solar panorâmico com recursos eletrocrômicos como opcional e sistema de som de luxo da grife Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes.

A cabine do Volvo ES90 2026 é puro luxo, tecnologia e conforto - como um bom sedã executivo
Crédito: Divulgação
toggle button

Por quanto?

O carro já pode ser encomendado em vários países da Europa por iniciais 72 mil euros (R$ 437 mil em conversão direta) e pode chegar a 95.500 euros (R$ 580 mil) nas configurações mais caras. Ainda não há previsão de chegada do modelo ao Brasil, mas nossa aposta é de que isso aconteça em 2026.

 

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório