Feito sobre a mesma base do SUV EX90 (versão 100% elétrica do XC90), que conta os dias para estrear no Brasil, o Volvo ES90 se destaca por ter um sistema elétrico de 800V - o do EX90 tem metade dessa capacidade, ou seja, 400V. É simplesmente o carro elétrico mais moderno da marca até agora.
Canal do "WM1 - O portal de notícias da Webmotors!" no WhatsApp Deixe seu carro usado como 0km: acesse Webmotors Serviços Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
Mais detalhes sobre o Volvo ES90
Com capacidade de ser recarregado em pontos de recargas ultrarrápidas, como os carregadores de 350 kW, o Volvo ES90 consegue recuperar 300 quilômetros de autonomia em 10 minutos, segundo a marca.No ciclo WLTP europeu, a versão com dois motores pode atingir 700 quilômetros de autonomia com a carga completa (100%). Se a gente remover 30% desse número, para ter uma noção de quanto seria a autonomia máxima de acordo com o PBEV do Inmetro, chegamos ao número de 490 quilômetros.
Com esse alcance, ficaria em segundo no ranking de carros elétricos oferecidos ao mercado brasileiro com maior autonomia, somente atrás do BMW iX xDrive50, que tem 528 quilômetros como limite. Para tal, o Volvo ES90 tem um conjunto de baterias de 92 kWh (88 kWh utilizáveis) ou 106 kWh (102 kWh utilizáveis) que alimenta um ou dois motores elétricos (a versão com um motor tem 92 kWh e deixa o propulsor na traseira, com tração traseira; já a configuração com dois motores e 106 kWh posiciona um motor em cada eixo - e portanto tem tração integral.
A versão mais simples tem 329 cv de potência e autonomia máxima de 643 quilômetros. Esse Volvo ES90 pode chegar de zero a 100 km/h em 6,7 segundos. Já a variante mais forte pode ter 442 cv ou 670 cv - a mais potente pode arrancar de zero a 100 km/h em 3,9 segundos.
A velocidade máxima é sempre a mesma, independentemente da configuração: 180 km/h. Com um detalhe impressionante: o peso médio do carro, considerando todas as versões, é de cerca de 2.620 quilos.
Como é o Volvo ES90
É um sedã moderno, com efeito de caimento de teto traseiro como um legítimo cupê - mas não se esqueça que o "S" do nome (ES90) representa a categoria de carros de três volumes, portanto a de sedãs.Ele tem 424 litros de capacidade no porta-malas, que pode aumentar para 733 litros se os bancos traseiros forem rebatidos. Também há um espaço adicional de bagagem na parte dianteira, sob o capô, com mais 22 litros.
Ele também é grande. A Volvo não revelou comprimento e largura, mas garantiu que o ES90 vai ter 3,10 m de entre-eixos e 1,55 m de altura.
Completaço, com todos os recursos de segurança e tecnologia que um Volvo topo de linha pode ter, ele também tem visual atraente, com os belos faróis - conhecidos como "Martelo de Thor" e as rodas que podem variar de 20 a 22 polegadas - serão sete cores para a carroceria e quatro tipos de rodas.
Por dentro, central multimídia com tela tátil na vertical de 14,5 polegadas; quadro de instrumentos 100% digital com 9 polegadas e head-up display (HUD) completo. O carro terá até um modem que poderá servir de roteador para internet do tipo 5G.
Tem ainda ar-condicionado com quatro zonas de resfriamento - uma para cada ocupante -, teto solar panorâmico com recursos eletrocrômicos como opcional e sistema de som de luxo da grife Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes.
Comentários