Achou insano? Pois saiba que o XC40 não foi o único modelo arremessado. De acordo com o fabricante, outros nove carros foram soltos no ar, quase como um crash-test diferenciado, para investigar os danos que os veículos sofrem em situações extremas.
Ainda segundo a marca, soltar um carro dessa altura simula uma colisão em que a velocidade é superior a 64 km/h, parâmetro utilizado pelos órgãos do NCAP (C, Latin e Euro). Isso ocorre, justamente, devido à força da gravidade - segundo estimativas, a velocidade do veículo na queda chega a 80 km/h.
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"Normalmente batemos os carros no laboratório, mas esta foi a primeira vez que os deixamos cair de um guindaste", explica Håkan Gustafson, investigador da Equipe de Pesquisa de Acidentes de Trânsito da Volvo. "Sabíamos que iríamos ver deformações extremas após o teste e fizemos isso para dar à equipe de resgate um verdadeiro desafio", revela o executivo.
Vale lembrar que em geral os treinamentos de resgate para esse tipo de situação são feitos com carros sucateados, bem antigos. Isso significa que os modelos não contam com as mesmas tecnologias dos atuais em relação ao tipo de material empregado na carroceria ou na própria construção da cabine. Por isso esse teste é importante.
Ao final das quedas, a equipe de resgate pôde simular como retirar as pessoas do veículo nessas condições extremas. Segundo a Volvo, todos os resultados serão agrupados em um relatório, e disponibilizados gratuitamente aos profissionais de resgate em todo o mundo.
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