A Volvo se prepara para lançar mais um SUV híbrido plug-in. É o XC70, modelo que irá ocupar uma posição acima do XC60 no line-up da marca.
Esteticamente, esse Volvo XC70 lembra muito um EX90 com dimensões reduzidas. Tem elementos como as lanternas traseiras com assinatura visual bem semelhante e a dianteira com a grade "fechada", no mesmo estilo visto nos elétricos mais recentes da marca sueca.
Apesar disso, a Volvo deixou de lado a motorização 100% elétrica nesse XC70. Baseado na nova plataforma Scalable Modular Architecture (SMA), o novo SUV será equipado com um conjunto motriz descrito pela marca sueca como híbrido plug-in com autonomia estendida.
Sem entrar em muitos detalhes, a Volvo informa que esse é o híbrido plug-in com alcance mais longo já produzido pela empresa: pode rodar até 200 quilômetros sem gastar gasolina.
É claro que esse resultado foi obtido no otimista ciclo de medição chinês CLTC. Convertendo esse resultado para o padrão global WLTP, o resultado real é uma autonomia de cerca de 160 quilômetros. Mesmo assim, uma marca admirável.
Seguindo o padrão da van EM90, esse XC70 será oferecido inicialmente apenas no mercado chinês, onde estreará ainda este ano. Mas a Volvo não descarta a possibilidade de colocar o novo SUV na gama global de produtos da marca.
No mercado brasileiro, a Volvo oferece atualmente apenas dois modelos híbridos plug-in: os SUVs médio XC60 e grande XC90, que acabou de estrear reestilizado em nosso mercado.
Esta não é a primeira vez que a Volvo escolhe o nome XC70 para um SUV da sua gama.
O primeiro XC70 surgiu em 2003, como a versão aventureira da station wagon V70 de segunda geração - e substituiu o V70 Cross Country.
O XC70, aliás, foi o segundo modelo da Volvo a usar a designação "XC", seguindo o padrão do pioneiro XC90, lançado um ano antes.
O nome XC70 permaneceu em uso até 2016, quando a V70 foi substituída pela V90. Foi quando a Volvo trocou novamente o XC pela nomenclatura Cross Country na versão aventureira da nova station wagon.