VW terá nova fábrica para brigar com a Tesla

Unidade será responsável pelo principal carro da marca alemã no futuro: um sedã elétrico que será lançado em 2026

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. VW terá nova fábrica para brigar com a Tesla
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A VW já prepara uma nova fábrica para a produção do Trinity, um elétrico que será seu carro-chefe em termos de tecnologia. O sedã-cupê em questão será feito em uma linha de montagem próxima ao "QG" da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, e será lançado em 2026 para brigar diretamente com os veículos da Tesla.

O grupo alemão já avisou que vai expandir a fábrica alemã para produzir carros elétricos com a mesma eficiência que a marca estadunidense. A nova unidade terá capacidade para a produção de 250 mil unidades ao ano, o que elevaria a capacidade total do conglomerado para 750 mil veículos/ano.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

De acordo com a montadora, a construção de uma fábrica dedicada ao Trinity sairá mais em conta do que reformar a unidade de Wolfsburg. Coincidência ou não, a Tesla está em fase final de conclusão de uma megafábrica em Grünheide, 250 km distante da sede da Volkswagen, com capacidade para 500 mil unidades anuais.

1.000 km de autonomia

Volkswagen Projeto Trinity
O Projeto Trinity da Volkswagen vai inaugurar uma nova arquitetura para elétricos
Crédito: Reprodução
toggle button

A Volkswagen ainda não deu detalhes sobre o Trinity, mas as promessas são animadoras. O sedã será feito sobre a novíssima plataforma SSP (Scalable Systems Platform) e já é considerado um grande salto em relação aos carros elétricos existentes.

Ainda mais que, especula-se, o modelo terá autonomia de 1.000 km e precisará de apenas 10 minutos para obter a carga completa das baterias. Além disso, o carro vai estrear sistemas de auxílio ao motorista mais avançados, com Nível 2 ou mais de automação e com atualizações na nuvem, com promessa de Nível 4 até 2030.

De qualquer forma, o Conselho Fiscal do Grupo VW ainda precisa dar o sinal verde oficial para a nova fábrica do Trinity. Isso deve ocorrer em dezembro.

Volkswagen projeto Trinity
Comentários