O canal de notícias da Webmotors

VW terá nova fábrica para brigar com a Tesla

Unidade será responsável pelo principal carro da marca alemã no futuro: um sedã elétrico que será lançado em 2026

por Fernando Miragaya

A VW já prepara uma nova fábrica para a produção do Trinity, um elétrico que será seu carro-chefe em termos de tecnologia. O sedã-cupê em questão será feito em uma linha de montagem próxima ao "QG" da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, e será lançado em 2026 para brigar diretamente com os veículos da Tesla.
O grupo alemão já avisou que vai expandir a fábrica alemã para produzir carros elétricos com a mesma eficiência que a marca estadunidense. A nova unidade terá capacidade para a produção de 250 mil unidades ao ano, o que elevaria a capacidade total do conglomerado para 750 mil veículos/ano.
Veja ofertas de carros da Volks 0 km, seminovos e usados
De acordo com a montadora, a construção de uma fábrica dedicada ao Trinity sairá mais em conta do que reformar a unidade de Wolfsburg. Coincidência ou não, a Tesla está em fase final de conclusão de uma megafábrica em Grünheide, 250 km distante da sede da Volkswagen, com capacidade para 500 mil unidades anuais.

1.000 km de autonomia


A Volkswagen ainda não deu detalhes sobre o Trinity, mas as promessas são animadoras. O sedã será feito sobre a novíssima plataforma SSP (Scalable Systems Platform) e já é considerado um grande salto em relação aos carros elétricos existentes.
Ainda mais que, especula-se, o modelo terá autonomia de 1.000 km e precisará de apenas 10 minutos para obter a carga completa das baterias. Além disso, o carro vai estrear sistemas de auxílio ao motorista mais avançados, com Nível 2 ou mais de automação e com atualizações na nuvem, com promessa de Nível 4 até 2030.
De qualquer forma, o Conselho Fiscal do Grupo VW ainda precisa dar o sinal verde oficial para a nova fábrica do Trinity. Isso deve ocorrer em dezembro.
Conheça toda a linha Volkswagen no Brasil

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas