Muito mais que um símbolo, o logotipo reflete a personalidade, valores e princípios de uma marca. E os executivos da Volkswagen aparentemente parecem não estar contente com seu atual desenho. A recente troca no comando mundial e os escândalos envolvendo trapaças nos índices de poluição de motores diesel podem ter sido o estopim para a mudança.
“Perdemos o apelo emocional tentando ser alemã demais”, afirmou Jochen Sengpiehl, chefão global de marketing da fabricante, ao site Bloomberg. “A marca não está na sua melhor forma. E não é só por causa dos escândalos dos motores. Queremos que as pessoas se divirtam com a gente”, completa.
O logo atualizado pode ganhar uma nuance mais moderna e tecnológica para preparar os consumidores de um nova era na VW: a dos carros elétricos. Ele surge em 2019 e o primeiro produto a estampar o remodelado logo deve ser o primeiro integrande da família I.D a chegar nas linhas de produção, um hatch movido somente por baterias.
A última mudança significativa do logo da VW foi em 2012 quando foram adicionados elementos 3D. Em 80 anos de história, foram nove modificações.