A Volkswagen se prepara para um anúncio importante neste domingo (23): os preços e informações finais e decisivas do aguardado Volkswagen Tera.
O modelo - que foi apresentado oficialmente no Carnaval e causou relativo burburinho - é um SUV compacto (ou, para muitos, um hatch anabolizado) desenvolvido e projetado no Brasil que promete ser o novo carro-chefe da marca no mercado nacional. Ele será posicionado entre o Polo e o Nivus.
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O que você precisa saber sobre o VW Tera
O Tera foi revelado durante o carnaval no Rio de Janeiro, mostrando seu porte que, segundo a própria marca, tem tamanho próximo ao de um Fiat Pulse.
Com visual moderno e urbano, o SUV será produzido na fábrica de Taubaté (SP) e tem uma missão ambiciosa: ser exportado para mais de 25 países, mostrando a força da engenharia brasileira.
Motorização e versões
O Volkswagen Tera terá quatro versões e duas opções de motorização. A versão de entrada virá com o motor 1.0 aspirado de 84 cv de potência, o mesmo que já equipa o Polo Track e o Polo Robust.
Para quem busca um pouco mais de fôlego, haverá o motor 170 TSI turbo, também 1.0, mas turbinado e com 116 cv de potência. É o mesmo conjunto presente nas versões de entrada do Polo e do Virtus.
As quatro configurações confirmadas até agora são:
- Tera MPI com câmbio manual de cinco marchas
- Tera TSI manual com câmbio de seis marchas
- Tera TSI Comfortline com câmbio automático de seis marchas
- Tera TSI Highline com cãmbio automático de seis marchas
As quatro versões devem atender diferentes perfis de consumidores. A versão de entrada MPI manual (com motor 1.0 aspirado) deve focar na relação custo-benefício, com o essencial para o dia a dia, como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, e central multimídia mais simples.
Subindo um degrau, a TSI manual (com o 1.0 turbo) trará desempenho superior e deve adicionar itens como rodas de liga leve e possivelmente painel de instrumentos digital, embora mais básico.
Já a Comfortline TSI automática (também com o 1.0 turbo e câmbio de seis marchas) deve elevar o nível de conforto e tecnologia, provavelmente com central multimídia maior e mais conectada, a VW Play; câmera de ré e, quem sabe, sensores de estacionamento.
Por fim, a topo de linha Highline TSI automática, e a "Outfit" como a Volks batizou essa configuração, será a mais completa, com painel de instrumentos 100% digital (o chamado Active Info Display), chave presencial, partida por botão, faróis full-LED e lista de assistentes de condução (pacote ADAS). Essa versão será a mais recheada em tecnologia e segurança para brigar de frente no segmento.
Posicionamento e expectativa: preço é a chave
Com a chegada do Tera, a Volks busca preencher uma lacuna no seu portfólio de SUVs com um modelo mais acessível e versátil. A promessa é que ele chegue às lojas ainda no primeiro semestre.
A expectativa agora gira em torno do anúncio dos preços, que serão cruciais para definir a estratégia de posicionamento do carro e como ele vai brigar no disputado segmento de SUVs compactos.
Quer a prova? Embora a Fiat não confirme essa informação, a linha 2026 do Pulse, que foi apresentada esta semana, trouxe mudanças de design - para rejuvenescer a proposta do carro - e até uma versão de volta, equipada com câmbio manual. Coincidência? Ah, e os valores ainda não foram divulgados...
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