Em colaboração com a Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem da Amazon, a empresa desenvolveu uma solução que oferece respostas instantâneas e personalizadas a clientes que entram em contato via WhatsApp com lojas e concessionárias para obter informações.
Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
Como funciona a IA da Webmotors
A tecnologia, já disponível em cerca de 1.800 concessionárias e lojas de veículos espalhados pelo Brasil, é responsável por multiplicar por oito o engajamento nas negociações.A solução, alinhada às melhores práticas de desenvolvimento de aplicações modernas, fez uso de uma estratégia de desenvolvimento Cloud Native, com serviços Serverless e Amazon Bedrock.
Com IA generativa, a tecnologia oferece respostas instantâneas e personalizadas para as principais dúvidas dos clientes, como ano de fabricação do veículo, quilometragem, itens adicionais, condições de financiamento e detalhes da loja, entre outras.
Com as dúvidas sanadas e a negociação em estágio avançado, o vendedor pode "entrar em campo" para direcionar o cliente à loja física e, enfim, concretizar o negócio e efetuar a negociação.
Para Daniel Polistchuck, Chief Technology Officer (CTO) da Webmotors, a tecnologia revoluciona a jornada do comprador e do vendedor de veículos.
"Em nossas pesquisas, identificamos que o interesse do cliente diminui em 35% caso a resposta para sua dúvida leve quatro horas para ser respondida. Em 24 horas, cai para 52%. Sendo assim, nossa solução melhora a experiência ao oferecer respostas no momento que ele precisa - e para o vendedor, que recebe a negociação avançada e tem seu tempo otimizado para fechar negócio", explica o executivo.
Webmotors usa IA desde 2023
Como parte de sua estratégia de oferecer um ecossistema completo para a compra, venda e uso de automóveis e manter sua liderança no mercado brasileiro, a Webmotors está sempre em busca de tecnologias e inovações para manter a competitividade do seu negócio, como a Inteligência Artificial.Em 2023, por exemplo, a empresa lançou o Webmotors Serviços, solução que tem auxílio de IA para ajudar os usuários a simplificar e agilizar o processo de manutenção do veículo.
Com a tecnologia, o usuário pode, por exemplo, solicitar orçamentos de reparo para danos leves e médios no carro com apenas uma foto, que pode ser clicada pelo motorista no próprio momento e no local da ocorrência.
O reconhecimento do arranhão no carro é feito pela IA em até sete segundos e, instantaneamente, o sistema fornece uma estimativa de valores, além de indicar a oficina mais próxima.
Comentários