Yomper: picape baseada no Suzuki Jimny leva 500 kg

Modelo criado por empresa britânica é opção de picape 4x4 compacta para uso comercial e de lazer

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Yomper: picape baseada no Suzuki Jimny leva 500 kg
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Conhecido mundialmente por sua valentia no off-road, o Suzuki Jimny tem no diminuto espaço interno a sua principal limitação para levar mais de dois ocupantes e bagagens. Mas uma startup britânica resolveu, de certa forma, esse problema do simpático jipinho.

Yomper Suv Based On The Suzuki Jimny 5
Yomper Bergan utiliza a carroceria alongada do Jimny para criar uma caçamba
Crédito: Divulgação
toggle button

Sediada em West Yorkshire, na Inglaterra, a Yomper 4x4 criou uma picape compacta baseada da geração anterior do Jimny. O projeto aproveita o chassi de longarinas do pequeno utilitário para alongar o veículo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

“Outras empresas já converteram o Jimny em picape, mas nenhuma delas criou uma carroceria e um chassi feito sob medida como o do Yomper, que usa o conjunto mecânico e a dianteira do Suzuki, mas com componentes para criar um veículo completo”, disse Giles Walker, CEO da Yomper 4x4.

Yomper Suv Based On The Suzuki Jimny 1
Capacidade de carga de ambos os modelos é de 500 kg
toggle button

Walker diz ainda que a ideia de criar a picape surgiu após ouvir reclamações de pessoas de sua comunidade local, que lamentam a falta de pequenos SUVs convertidos em veículos de trabalho. O executivo sugere que o Yomper pode ser utilizado tanto em atividades comerciais quanto para o lazer.

O Yomper é oferecido em duas configurações com capacidade de carga de 500 kg. A Bergan tem uma caçamba de chapa metálica como a das picapes convencionais e distância entre-eixos de 2,82 metros. Já a Commercial utiliza uma carroceria igual as de caminhões, montada sobre o chassi com entre-eixos de 2,95 m.

Ambas possuem apenas dois lugares e são equipadas com o motor original do Jimny: 1.3 aspirado a gasolina, que entrega 85 cv de potência e 11,2 kgf.m de torque, combinado ao câmbio manual de cinco marchas. A tração é 4x4 com reduzida, acionada por botões no painel.

Os preços das picapinhas começam em 20 mil libras esterlinas, o equivalente a R$ 150.680 na cotação atual. E donos de Suzuki Jimny podem consultar a Yomper 4x4 sobre os custos para converter seus veículos.

Comentários