Primeiro modelo 100% da Audi, com planos de ser comercializado no Brasil, o SUV e-tron Quattro já tem até preço definido para o mercado alemão: o utilitário esportivo vai custar a partir de 80 mil euros (cerca de R$ 324 mil na conversão direta) quando chegar às concessionárias locais, perto do fim do ano. Será concorrente direto do recém revelado Jaguar I-Pace, que deve partir de 82 mil euros (R$ 332 mil) quando for lançado na Europa, em meados de 2018.
O e-tron também terá a concorrência do Tesla Model X, que nos Estados Unidos parte de US$ 97,2 mil (R$ 320 mil). Todos os valores citados não incluem eventuais incentivos fiscais.
O e-tron apareceu este mês no estande da Audi no Salão de Genebra, na Suíça, praticamente na versão de produção, porém ainda protegida por uma leve camuflagem - o modelo definitivo sem disfarces e com todos os detalhes técnicos será revelado por volta de junho em Bruxelas, na Bélgica, onde o carro será fabricado.
A montadora também informa que tem sido grande a demanda pelo SUV elétrico, que já pode ser revervado - a marca afirma ter recebido cerca de 3,7 mil pedidos apenas da Noruega.
Além disso, a Audi confirmou que vai lançar em 2019 a versão Sportback do e-tron, com carroceria estilo cupê, mais esportiva e com teto mais baixo na traseira. Quanto às especificações, a fabricante ainda não dá muitos detalhes. Porém, considerando os conceitos, o carro deverá ter cerca de 500 cv de potência e aproximadamente 80 kgf.m de torque, com autonomia em torno de 500 km com uma carga completa das baterias.
Espere desempenho de esportivo, com aceleração de zero a 100 km/h na casa dos quatro segundos.
Segundo sinalizou à reportagem do WM1 Johannes Roscheck, o presidente da Audi no Brasil, o e-tron Quattro de produção tem boas chances de aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, e há planos de lançá-lo aqui em 2019.