Comparamos o Polo com seus principais concorrentes

Veja os dados do hatch da Volkswagen frente a Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Honda Fit e Toyota Yaris

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Redação WM1
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A sexta geração do Polo foi lançada nesta semana com a missão de entrar na lista dos cinco carros mais vendidos do Brasil. Para tanto, a estratégia da Volkswagen foi preparar uma gama elástica para o hatch, com três opções de motor e quatro versões que vão de R$ 49.990 a R$ 69.190. Desta forma, o modelo feito em São Bernardo do Campo (SP) pode brigar com concorrentes desde o líder do mercado, Chevrolet Onix, até rivais maiores e mais caros como o Honda Fit.

Para ajudar a clarear suas ideias em meios a tantos carros, o WM1 preparou uma relação com os dados mais importantes dos principais concorrentes do Polo. Mas, primeiro, confira as informações mais importantes sobre o lançamento da Volks:

VOLKSWAGEN POLO

Com foco em segurança e tecnologia, o Polo traz de série quatro airbags. Há ainda controle de tração e estabilidade (este, de série na versão 1.0 200 TSI). O modelo conseguiu cinco estrelas no teste de impacto do Latin Ncap tanto para a segurança de adultos, quanto de crianças. Também foi conquistado um selo referente à segurança de pedestres.

Outro diferencial do hatch é o título de carro com melhor índice de reparabilidade do País, segundo o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O levantamento aponta que o máximo de reparação do veículo é de R$ 3.574.

Outro destaque do Polo é o painel de instrumentos digital, pareado a uma central multimídia de 8 polegadas. Os itens são opcionais para a versão topo de linha Highline. Com esses equipamentos, e mais alguns itens como bancos de couro sintético e sensor crepuscular, o preço do modelo vai a totais R$ 73.690.

Já o valor inicial é de R$ 49.990 para a versão de entrada, equipada com motor 1.0 aspirado. A configuração 1.6 MSI sai por R$ 54.990, enquanto a Comfortline, equipada com propulsor 1.0 TSI, sai por R$ 65.190. Por fim, a versão topo de linha Highline pede R$ 69.190.

Motores

1.0 12V MPI (aspirado) flex de 75(g)/84 (e) cv de potência e 9,7 (g)/10,4 (e) kgf.m de torque.

1.6 16V flex de 110 (g)/117 (e) cv de potência e 15,8 (g)/16,5 (e) kgf.m de torque.

1.0 12V TSI (turbo) flex de 116 (g)/128 (e) cv de potência e 20,4 (g/e) kgf.m de torque.

Câmbios

Manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades.

Medidas

Comprimento: 4,06 m

Largura: 1,75 m

Altura: 1,47 m

Distância entre-eixos: 2,56 m

Porta-malas: Não divulgado

 Chevrolet Onix LTZ 1.4 Automático 2018
Legenda: Chevrolet Onix LTZ 1.4 Automático 2018
Crédito: Chevrolet Onix LTZ 1.4 Automático 2018

CHEVROLET ONIX

O carro mais popular do Brasil nos últimos dois anos é vendido em duas versões com desenhos distintos. O Onix Joy, mantém o design “antigo” e está tabelado a R$ 41.990. Mas ele não é muito o foco do Polo, que briga com o facelift que tem preço inicial de R$ 46.390 e pode chegar a R$ 59.990 na versão aventureira Activ. A versão automática mais em conta é a LT 1.4 de R$ 56.490. Existe ainda uma opção com desenho mais esportivo, chamada de Effect, que está tabelada a R$ 55.090.

A exclusividade do Onix no segmento é a tecnologia OnStar, que traz serviço de concierge e segurança por uma assinatura mensal.

O modelo também foi pioneiro em oferecer central multimídia com tela sensível ao toque no segmento (MyLink). Agora ela tem Android Auto e Apple CarPlay.

Motores

1.0 flex de 78 (g)/80 (e) cv de potência e 9,5 (g)/9,8 (e) kgf.m de torque.

1.4 8V flex de 98 (g)/106 (e) cv de potência e 13 (g)/13,9 (e) kgf.m de torque.

Câmbios

Manual de 6 marchas e automático de 6 velocidades (somente para motor 1.4).

Medidas

Comprimento: 3,93 m

Largura: 1,70 m

Altura: 1,47 m

Distância entre-eixos: 2,52 m

Porta-malas: 280 l

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Legenda: hyundai_hb20.jpg
Crédito: hyundai_hb20.jpg

HYUNDAI HB20

O segundo carro mais vendido do País também traz diversas opções de motor, câmbio, além de umaversão aventureira. A versão de entrada Comfort sai por R$ 43.000, enquanto a configuração topo de linha Premium está tabelada a R$ 66.830. O HB20X, por sua vez, tem preço de R$ 59.845. Já a opção com motor 1.0 turbo sai R$ 50.330.

Um dos destaques do carro é o motor 1.6 16V, que entrega os mesmos 128 cv que o motor 1.0 TSI do Polo. Outra semelhança é o porta-malas de 300 litros.

Na versão topo de linha, o HB20 oferece bancos e parte das portas e console revestidos em couro.

Motores

1.0 flex de 75 (g)/80 (e) cv de potência e 9,4 (g)/10,2 (e) kgf.m de torque.

1.6 16V flex de 122 (g)/128 (e) cv de potência e 16 (g)/16,5 (e) kgf.m de torque.

Câmbios

Manual de 6 marchas e automático de 6 velocidades (somente para motor 1.6).

Medidas

Comprimento: 3,92 m

Largura: 1,68 m

Altura: 1,47 m

Distância entre-eixos: 2,50 m

Porta-malas: 300 l

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FORD KA

Agora fechamos o pódio dos três carros mais vendidos do País com o Ford Ka. O compacto parte de R$ 44.780 na versão SE 1.0 e pode chegar a R$ 54.390 na configuração SEL 1.5. Assim como os rivais já listados, o modelo também tem uma versão aventureira, chamada de Trail, que tem tabela de R$ 48.180 com motor 1.0, e R$ 52.490, com o propulsor 1.5.

Mas, diferentes dos demais, não há opção de câmbio automático, nem automatizado. O diferencial fica por conta do torque alto do motor 1.0, de 10,7 kgf.m.

Motores

1.0 flex de 80 (g)/85 (e) cv de potência e 10,2 (g)/10,7 (e) kgf.m de torque.

1.5 16V flex de 105 (g)/110 (e) cv de potência e 14,6 (g)/14,9 (e) kgf.m de torque.

Câmbios

Manual de 5 marchas.

Medidas

Comprimento: 3,88 m

Largura: 1,69 m

Altura: 1,52 m

Distância entre-eixos: 2,49 m

Porta-malas: 257 l

FIAT ARGO

O mais novo hatch da Fiat tem uma linha tão elástica quanto o Polo. Tem tabela de R$ 46.800 na versão Drive 1.0 e pode chegar a R$ 70.600 na configuração topo de linha HGT 1.8 Automática.

O Argo é o concorrente com a linha mais diversificada, com três opções de motor e três de câmbio. O propulsor 1.8 rende 139 cv e desenvolve um relevante torque de 19,3 kgf.m.

O modelo tem como diferencial o acabamento interno, além da extensa relação de opcionais da Mopar.

Motores

1.0 flex de 72 (g)/77 (e) cv de potência e 10,4 (g)/10,9 (e) kgf.m de torque.

1.3 16V flex de 101 (g)/109 (e) cv de potência e 13,7 (g)/14,2 (e) kgf.m de torque.

1.8 16V flex de 135 (g)/139 (e) cv de potência e 18,8 (g)/19,3 (e) kgf.m de torque.

Câmbios

Manual de 5 marchas, automatizado de 5 marchas e automático de 6 velocidades.

Medidas

Comprimento: 4,00 m

Largura: 1,75 m

Altura: 1,50 m

Distância entre-eixos: 2,52 m

Porta-malas: 300 l

HONDA FIT

Por ter uma gama ampla, o Polo chega a concorrer com modelos maiores e mais caros, como o consolidado Honda Fit. O hatch acabou de ganhar um facelift na linha 2018 e agora dispõe de itens de segurança como controle de tração e estabilidade, uma nova central multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay), além de faróis de LED na versão topo de linha EXL (R$ 80.900).

A versão mais em conta DX, pede R$ 58.700. Existe ainda uma configuração focada no consumidor PCD (pessoa com deficiência), chamada de Personal, que está tabelada em R$ 68.700.

Os pontos fortes do carro estão no espaço interno, no porta-malas e na modularidade dos bancos, que permite levar objetos maiores, como uma bicicleta ou prancha de surf, uma vez que o volume do interior aumenta para 1.045 litros. Além disso, o Fit conta ainda com seis airbags na versão mais cara.

Motor

1.5 16V flex de 115 (g)/116 (e) cv de potência e 15,2 (g)/15,3 (e) kgf.m de torque.

Câmbios

Manual de 5 marchas e CVT (relações infinitas).

Medidas

Comprimento: 4,09 m

Largura: 1,69 m

Altura: 1,53 m

Distância entre-eixos: 2,53 m

Porta-malas: 363 l

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Legenda: Toyota Yaris
Crédito: Toyota Yaris

TOYOTA YARIS

A Toyota anunciou a produção do Yaris em Sorocaba (SP) no mesmo dia em que o Polo foi lançado, na última segunda-feira (25). Portanto, já antecipamos alguns dados do modelo que será vendido por aqui a partir do segundo semestre de 2018.

No exterior, o Yaris tem desenhos de carroceria diferentes, dependendo do mercado onde é vendido. No Brasil, o carro virá com o design semelhante ao usado em países como Tailândia e Malásia, de acordo com a foto do modelo divulgada pela Toyota.

Neste locais, o hatch é vendido em quatro versões, todas equipadas com um motor 1.2 16V de 86 cv e 11 kgf.m pareado a um câmbio automático CVT.

Mas se você achou pouco, tem razão. Por isso, o modelo deve chegar aqui com o motor 1.5 que equipa o Etios. É possível também que ele utilize o propulsor 1.8 do Corolla.

Motores

1.5 16V flex de 102 (g)/107 (e) cv de potência e 14,3 (g)/14,7 (e) kgf.m de torque.

1.8 16V flex de 139 (g)/144 (e) cv de potência e 17,7 (g)/18,4 (e) kgf.m de torque (opção ainda não confirmada oficialmente).

Câmbio

Automático CVT (relações infinitas).

Medidas

Comprimento: 4,14 m

Largura: 1,73 m

Altura: 1,50 m

Distância entre-eixos: 2,55 m

Porta-malas: Não divulgado

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