Documento digital do carro disponível em todo país

Oferecido pelo app da Carteira Digital de Trânsito, o CRLV eletrônico agora pode ser baixado em qualquer estado e no DF

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Documento digital do carro disponível em todo país
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de alguns meses, finalmente todos os motoristas e proprietários de veículos do Brasil têm a possibilidade de ter o documento digital do carro no celular. Agora, todos os registros de porte obrigatório de trânsito podem ser guardados no telefone por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Infraestrutura.

Nesta quarta-feira (1º), o Pará foi o último estado que passou a oferecer a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Conhecido como CRLV digital, o documento já é utilizado por mais de 4 milhões de pessoas e tem a mesma validade jurídica da versão impressa. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já estava disponível para todos estados desde 2018.

Documento digital do carro desburocratiza processos

O Ministério da Infraestrutura ressalta ainda que a tecnologia traz a vantagem de desburocratizar processos e reduzir custos exigidos pela emissão dos documentos em papel. De acordo com a resolução nº 788 do Contran, os 27 Estados da federação deveriam adotar o CRLV digital até o próximo dia 31 de julho.

 

Novo aplicativo Carteira Digital de Trânsito agrega o CRLV eletrônico e a CNH digital
icon photo
Legenda: O aplicativo Carteira Digital de Trânsito agrega o documento digital do carro e a CNH eletrônica
Crédito: Divulgação

Documentos digitais: seguros e protegidos

Para ter o documento digital do carro, o cidadão deve fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente no Google Play e App Store. O mesmo aplicativo permite que sejam adicionadas as versões eletrônicas do documento digital do carro e da carteira de habilitação.

O cadastramento do veículo pode ser feito pelo próprio app, mas o proprietário deve estar em dia com o licenciamento. Após serem baixadas, as versões eletrônicas ficam disponíveis no dispositivo móvel mesmo quando não houver internet.

O CRLV digital ainda pode ser usado por outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela também tenha o app instalado em seu dispositivo móvel - o compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo.

Os documentos são protegidos por senha. A autenticidade é garantida pelo QR Code, que pode ser lido, por exemplo, durante uma fiscalização. Todo o procedimento de obtenção, cadastro e validação do CRLV e da CNH digitais é 100% online - não é necessário o comparecimento no posto do Detran.

Como fazer para ter os documentos digitais

  • Para obter os documentos digitais, é preciso primeiro baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)
  • Depois, basta fazer o cadastramento. O usuário cria login e senha, que também servirão para acessar o Portal.gov.br e podem ser utilizado em diversos outros serviços públicos online. Se o usuário já for cadastrado no portal, basta usar os mesmos login e senha
  • Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo, clicar em "veículo" e depois em "adicionar documento", que pode ser tanto a CNH quanto o CRLV
  • Após o cadastro, para validar o CRLV digital, basta informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT)
  • Depois de confirmar a validação, será necessário informar seu número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o CRLV Digital no dispositivo móvel
  • O aplicativo vai pedir que o usuário crie uma senha de quatro dígitos, a chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. O documento digital do carro pode, por fim, ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo offline, ou seja, sem conexão com a internet
  • Comentários