Mitsubishi Motors fez aliança com 12 montadoras

Marca já teve parcerias com Chrysler, Volvo entre outras marcas
  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mitsubishi Motors fez aliança com 12 montadoras
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Mitisubishi Motors já participou de alianças ou parcerias pontuais com 12 montadoras antes de ter seu controle adquirido nesta quinta-feira (12) pela Nissan. Foram pagos 237 bilhões de ienes, cerca de R$ 7,5 bilhões por 34% das ações da marca dos três diamantes.

 

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O negócio de maior repercussão envolvendo a Mitsubishi até então havia sido a parceria com a Chrysler. Ela deu frutos a DSM (Diamond-Star Motors) em 1985. Focada no mercado norte-americano, a submarca desenvolveu a primeira e segunda geração do Mitsubishi Eclipse, Eagle Talon e Plymouth Laser.

A Chrysler decidiu abandonar o barco em 1993. Mas a fábrica erguida em Illinois, Estados Unidos, continuou na ativa nas mãos da Mit até março de 2016.

Mas a Chrysler também teve importância na história da Mitsubishi quando fazia parte da Daimler. A aliança chamada de DCX controlou a marca japonesa durante exatos cinco anos e nove meses. O grupo alemão, no entanto, ainda detém a Fuso, submarca de veículos comerciais e pesados da Mitsubishi. Já a aliança entre Daimler e Chrysler acabou em 2007.

BONS FRUTOS

Algumas joint-ventures deram origem a veículos interessantes. Em cooperação com a Volvo surgiram o Mitsubishi Carisma e o Volvo V40. Já o Outlander serviu de base para a construção do Citroën C-Crosser e do Peugeot 4007. A PSA também usou o elétrico i-Miev como base para lançar o Citroën C-Zero e o Peugeot iOn.

A Mit também fez várias parcerias na Ásia. Foram feitos produtos regionais com Hyundai (Coreia do Sul), Proton (Malásia), Hindustan (Índia), além de quatro empresas chinesas: Shenyang, Hunan Changfeng, Harbin Dongan e Fujian. Os negócios com as marcas da China ainda seguem de pé.

Comentários