Novo A8 terá suspensão que se antecipa a buracos

Câmera vai identificar irregularidades do piso e motores elétricos vão ajustar o amortecimento com antecedência

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Novo A8 terá suspensão que se antecipa a buracos
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O A8 sempre foi o modelo mais sofisticado da Audi, assim como acontece com o Série 7 na BMW e o Classe S na Mercedes-Benz. A nova geração do sedã premium da Audi será apresentada em 11 de julho em Barcelona, na Espanha, lotado de tecnologias avançadas, que a montadora vai revelando quase diariamente por meio de “teasers”. Dessa vez, a fabricante deu detalhes sobre o funcionamento da suspensão “inteligente" do modelo, capaz de identificar buracos e irregularidades no piso e se ajustar adequadamente com antecedência. Tudo em nome do conforto máximo.

icon photo
Legenda: audi-a8-1
Crédito: audi-a8-1

O Classe S tem um sistema semelhante. A suspensão ativa da Audi, como a do rival da Mercedes-Benz, utiliza uma câmera instalada na dianteira para verificar as condições da pista, no caso a uma velocidade de 18 vezes por segundo. A montadora acredita que o sistema, por conta da sua rapidez, vai permitir um rodar extremamente suave a bordo, mesmo em ruas e estradas cheias de buracos.

icon photo
Legenda: 2018-audi-a8-teaser
Crédito: 2018-audi-a8-teaser

Para ajustar as suspensões adequadamente, cada roda tem um motor elétrico, responsável por ajustá-las em tempo real, para previnir vibrações e batidas desagradáveis. Eles são abastecidos por uma bateria de 48 Volts, enquanto em geral os automóveis trazem unidades de 12 Volts. Veja o vídeo de demonstração do funcionamento abaixo.

Além disso, o novo A8 terá tração integral, uma tradição do sedã executivo, e a novidade do esterçamento das rodas traseiras para possibilitar um ângulo de giro em manobras menor que o do A4, gaba-se a Audi. Outro vídeo dá mais detalhes sobre o sistema.

A suspensão inteligente da marca alemã também vai contribuir para a segurança a bordo. Sensores ao redor do veículo podem detectar a iminência de uma colisão lateral e, antes de acontecer o acidente, a velocidades acima de 25 km/h, eleva a carroceria em até 8 cm apenas no lado a ser atingido em meio segundo. De acordo com a Audi, isso faz com que o impacto se concentre em áreas do chassi mais reforçadas, como a estrutura do assoalho e as colunas, reduzindo em até 50% a transferência de força para os ocupantes.

O A8 também poderá ser visto no filme: “Homem Aranha: de Volta ao Lar, que estreia nos Estados Unidos em 7 de julho e chega aos cinemas brasileiros um dia antes.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors