Novo Classe S sai sozinho da linha de montagem

Mercedes demonstra tecnologia autônoma e prevê que no futuro próximo os carros sairão sozinhos da fábrica até o cliente

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Novo Classe S sai sozinho da linha de montagem
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O futuro vai ser dos carros autônomos, e as montadoras estão investindo bilhões de dólares em tecnologias para os automóveis rodarem totalmente sem um motorista ao volante. Ainda não existem carros assim no mercado, até porque ainda não há uma legislação de trânsito em nenhum país regulamentando esse tipo de veículo. No entanto, já existem modelos no mercado que podem rodar por conta própria em determinadas situações, como trechos rodoviários, exigindo que o condutor reassuma o volante após determinados períodos.

O novíssimo Classe S 2018, da Mercedes-Benz, é um exemplo de carro com avançada capacidade seminautônoma. A reestilzação de meia vida do sedã grande de luxo da marca alemã acaba de começar a sair da linha de montagem em Sindelfingen, na Alemanha, e a montadora aproveitou para demonstrar do que ele é capaz.

icon photo
Legenda: mercedes classe s 2018 3
Crédito: mercedes classe s 2018 3

A Mercedes produziu vídeo com uma unidade da versão S560 com pintura preta metálica que saiu da linha de montagem e percorreu cerca de 1,5 km dentro da fábrica até a área onde os veículos recém-montados ficam estacionados até serem embarcados rumo às concessionárias ou para exportação. Tudo sem ninguém atrás do volante.

A demonstração foi realizada com Markus Schäfer, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz, sentado no banco do passageiro dianteiro. Durante o trajeto, o sedã acelerou, freou e esterçou o volante sozinho até chegar ao destino final. Vale salientar, no entanto, que o carro em questão foi equipado com equipamento adicional instalado no teto, acima do assento do motorista, além das câmeras, radares e sensores que já vêm de série no S560.

icon photo
Legenda: mercedes classe s 2018 1
Crédito: mercedes classe s 2018 1

Por enquanto, a montadora não dá mais detalhes da tecnologia usada na demonstração, limitando-se a informar que o modelo de testes é nova e patenteada pela empresa. Portanto, nada de se empolgar: o novo Classe S ainda não será capaz, com os equipamentos de série, de fazer o mesmo que você pode ver no vídeo de demonstração.

Schäfer acredita que em um futuro não muito distante carros da Mercedes-Benz como o Classe S poderão sair diretamente da linha de montagem até a casa do cliente.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors