Novo radar tira foto de motorista que usa celular

Sistema de monitoramento por câmeras que flagra motoristas dirigindo com o celular começou a ser utilizado na Austrália

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Novo radar tira foto de motorista que usa celular
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O estado australiano de New South Wales está determinado a fazer os motoristas largarem seus smartphones enquanto dirigem. Prova disso é um novo tipo de radar, inédito no mundo todo.

De acordo com o ministro das estradas do estado, Andrew Constance, esta é a primeira jurisdição no mundo a usar essa tecnologia para punir motoristas distraídos por mídias sociais, mensagens de texto ou telefonemas. Especialistas dizem que motoristas que usam celulares ilegalmente aumentam em quatro vezes as chances de um acidente.

Segundo o executivo, o governo pretende instalar 45 câmeras de detecção de uso de celular ao volante em todo o estado até dezembro.

Cada radar de celular tem duas câmeras: uma fotografa a placa do carro e uma segunda, posicionada em um lugar mais alto, fotografa o interior do carro através do para-brisa e detecta se o motorista está ou não com o celular nas mãos.

As unidades usam inteligência artificial para excluir motoristas que não estão usando seus aparelhos. Fotos que mostram suspeita de comportamento ilegal e não são detectadas pela inteligência artificial são encaminhadas para verificação por olhos humanos antes que um aviso de infração seja enviado ao proprietário.

Lá também multa

A multa para quem for pego mexendo no celular ao dirigir é de 344 dólares australianos (US$ 232, cerca de R$ 966). Algumas câmeras serão fixadas permanentemente nas estradas, enquanto outras serão colocadas em reboques e movimentadas pelo estado.

Um teste de seis meses com duas câmeras fixas este ano verificou 8,5 milhões de veículos e detectou mais de 100 mil motoristas com as mãos nos telefones, incluindo um motorista que usava um telefone e um iPad simultaneamente. Será que essa novidade chega por aqui?

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors