Os carros mais vendidos de abril por segmento

Chevrolet Tracker confirma favoritismo da primeira quinzena e termina na frente de Jeep Renegade e outros SUVs compactos

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Os carros mais vendidos de abril por segmento
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

As vendas de abril caíram consideravelmente, como era de se esperar, devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Mas vale salientar que há uma estimativa de que esse número poderia ser pelo menos 30% melhor (ou menos pior), já que muitos carros deixaram de ser emplacados pela simples falta de oferta do serviço.

Segundo relatório divulgado nesta segunda (4) pela Fenabrave (Associação das concessionárias), a queda é de 76% se comparada aos números do mesmo mês de 2019 - isso quando consideramos todo o mercado de carros, comerciais leves, motos, caminhões e ônibus.

Na comparação com o mês de março, que já havia registrado queda ante fevereiro, o número final de abril foi 66% menor.

Abaixo, seguimos com nosso ranking tradicional: apontamos quem foi o líder das cinco principais categorias do mercado nacional de carros, hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.

Hatch: Chevrolet Onix

A arrancada do Hyundai HB20 na primeira quinzena de abril, que fez o hatch da marca sul-coreana assumir a primeira colocação do mercado, não foi suficiente para fazê-lo terminar o mês com a medalha de ouro. Nesta última quinzena, ele vendeu menos que o Chevrolet Onix e acabou ficando com a medalha de prata.

Portanto, o Onix reassumiu a primeira posição no geral e vendeu 3.319 unidades em todo o mês de março. O Hyundai HB20 terminou o mês com 2.837 licenciamentos. Já a terceira posição ficou com o Ford Ka, que teve 1.842 registros.

icon photo
Legenda: Chevrolet Onix não perdeu a majestade e foi o carro mais vendido do Brasil em abril
Crédito: Divulgação

Sedã: Chevrolet Onix Plus

O Onix Plus manteve o posto de sedã mais vendido do Brasil desde que assumiu a liderança da categoria, em novembro do ano passado - mesmo neste mês de queda brusca. Também se reafirma como segundo carro mais vendido de todo o mercado.

Em abril foram 2.223 licenciamentos - embora seja sempre importante registrar que a Fenabrave contabiliza a nova geração e também o antigo Prisma, agora chamado Joy Plus - que responde por 20% das vendas totais.

Na lista de carros com três-volumes, o segundo colocado foi o Toyota Corolla, que vendeu 1.335 unidades, e o terceiro foi o Ford Ka Sedan, com 924 emplacamentos no mês passado.

icon photo
Legenda: Onix Plus foi o grande lançamento da Chevrolet em 2019 e já é o segundo carro mais vendido do Brasil
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

SUV: Chevrolet Tracker

No segmento mais disputado do Brasil (e quiçá de todo o mundo), que vira e mexe troca de líder, quem terminou abril na frente foi o recém-chegado Chevrolet Tracker, Lançado em março com a promessa de assumir a medalha de ouro da categoria, obteve 1.395 registros de vendas no mês passado.

Na prática, a Chevrolet - que também é líder de vendas entre as marcas no país - garantiu a liderança das três principais categorias (hatches, sedãs e SUVs) em abril.

Na segunda colocação ficou o Jeep Renegade, o líder de março, que terminou abril com 1.155 registros. Já o terceiro colocado foi o "irmão maior" Compass, com 1.095 emplacamentos, seguido por um surpreendente novo Renault Duster (1.015) e Volkswagen T-Cross (998 unidades).

icon photo
Legenda: Chevrolet Tracker será o líder da categoria ao longo dos próximos meses?
Crédito: Bufalos/WM1

Picape: Toyota Hilux

A Toyota Hilux surpreendeu e foi a picape mais vendida de abril, batendo as principais rivais, depois de meses de domínio da Fiat Strada - que recentemente ganhou uma nova geração. Foram 1.762 unidades emplacadas da picape da Toyota em abril.

Na segunda colocação vem a Fiat Toro, com 1.713 unidades, e depois a Strada em terceiro, com 1.630 licenciamentos. A Chevrolet S10 foi a quarta, com 1.100 registros, seguida pela Volkswagen Saveiro, a quinta no mês passado, com 1.090 vendas registradas pela Fenabrave.

icon photo
Legenda: Hilux ganhou até versão esportiva, a GR-S que  chegou no começo deste ano com motor V6
Crédito: Divulgação

Esportivo: Porsche 911

Quem segue na liderança do segmento é o Porsche 911, que teve 45 unidades vendidas no mês passado. O segundo colocado foi o Porsche Boxster, com 15 emplacamentos, e o terceiro foi o Ford Mustang, com 12 registros.

No acumulado do ano, o 911 lidera com 312 unidades, seguido por Mustang (137) e Boxster (128). Sensação do ano passado, o BMW Z4 segue na quarta colocação: vendeu apenas 3 unidades em abril (4ª colocação no mês) e também ocupa a quarta posição no ranking anual (63 unidades).

É importante destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos "nascidos" esportivos. Não se consideram, por exemplo, versões esportivas de carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.

icon photo
Legenda: Porsche 911 Carrera foi o esportivo mais vendido de abril de 2020
Crédito: Divulgação
Comentários