Pode dirigir sem máscara? Tire todas as dúvidas

Motoristas de aplicativo e transporte público precisam usar máscara de proteção individual... Mas e carros particulares?

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Pode dirigir sem máscara? Tire todas as dúvidas
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

"Pode dirigir sem máscara"? Essa é uma das perguntas mais comuns desde o começo de maio, quando muitas cidades - devido à pandemia do coronavírus - passaram a exigir o uso obrigatório de máscaras de proteção individual para qualquer pessoa que estiver circulando nas ruas e/ou motoristas de aplicativos e transportes públicos.

Foi por isso que sobrou essa dúvida óbvia e importante, principalmente para nós, apaixonados por carros: afinal, o motorista particular precisa usar máscara? Ele pode ser multado? Há risco de contaminação pelo novo coronavírus? Vamos responder a todas essas questões, agora, uma a uma.

Pronunciamento

De acordo com o anúncio do governador de São Paulo, João Dória Jr., o uso de máscaras se tornou obrigatório para todos os cidadãos que estiverem caminhando por qualquer rua do estado de São Paulo desde o último dia 7 de maio - e ainda, segundo o pronunciamento, a regulamentação sobre punições e multas é responsabilidade das prefeituras.

A partir daí nasceu o decreto 59.384 do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras para motoristas de transporte público, táxis e aplicativos - e também para os passageiros destes três tipos de transporte.

Dirigir de máscara
icon photo
Legenda: Dirigir de máscara não é obrigatório, por enquanto, para motoristas de carros particulares
Crédito: Getty Images

E carro particular?

Como o texto do governo e da prefeitura não incluem todos os motoristas, na prática o motorista de carro particular atualmente pode rodar sem máscara sem ser multado - lembrando que tudo é bastante relativo e interpretativo, já que você pode, por exemplo, rodar sem máscara até determinado lugar, sair do carro em local público... E ser multado por um agente da CET.

Os valores das multas para pedestres - o que o motorista passa a ser assim que deixar o veículo - que forem flagrados sem máscaras varia de R$ 276,10 a impressionantes R$ 276,1 mil (para pessoas físicas e jurídicas, respectivamente), de acordo com Código Sanitário Estadual e o Governo do Estado de SP.

Vale lembrar e destacar duas coisas a partir de agora: a primeira é que o regime deve endurecer nos próximos dias devido ao baixo índice de isolamento visto nos últimos dias; e a segunda é a recomendação médica, que orienta o uso contínuo de máscaras, incluindo motoristas particulares, pois para eles o equipamento é vital - e não precisa ou exige qualquer decreto para que seja adotado.

"Máscara e bons hábitos de higiene, como uso constante do álcool em gel, são fundamentais, mesmo que como prevenção. Afinal é sempre melhor prevenir do que remediar", garantiram os infectologistas consultados pela equipe do WM1. "Principalmente no caso de motoristas de Uber, Cabify, 99 e outros aplicativos: quanto houver outro ocupante no veículo, o uso é duplamente recomendado", explicam.

Multa
icon photo
Legenda: PM e CET, por enquanto, NÃO podem multar motorista particular que estiver sem máscara
Crédito: Divulgação

Ar-condicionado ou janelas abertas?

As recomendações dos especialistas é sempre rodar com as janelas abertas ou com um mínimo delas entreaberto, como apenas uma pequena fresta, para favorecer a circulação de ar.

Se você for ligar o ar-condicionado, dê preferência para utilizá-lo sem a função do recirculação de ar, justamente para que o aparelho possa liberar o ar interno acumulado e utilizar o que vem de fora. Segundo os infectologistas, a ideia é sempre fazer o ar se renovar, não "trancá-lo" do lado de dentro.

Agora, se você for dar carona para alguém que não more com você, a recomendação é rodar com as janelas abertas, todos usarem máscaras e higienizar sempre as mãos, além de evitar tocá-las no rosto.

Comentários