Como usar o ar-condicionado do carro na pandemia

Confira nossas dicas de como acionar o sistema de refrigeração de forma segura em tempos de coronavírus

  1. Home
  2. Graxa
  3. Como usar o ar-condicionado do carro na pandemia
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A pandemia de coronavírus força mudanças de hábitos inclusive dentro do carro. Para quem precisa sair de casa e trabalhar com o automóvel, é preciso não só higienizar a cabine do veículo regularmente, como também ter cuidados especiais com o ar-condicionado do automóvel.

A primeira recomendação é usar o sistema com a recirculação aberta. Isso faz com que o ar se renove dentro da cabine. Além disso, é importante limpar as saídas de ar do painel frequentemente: use um pincel macio, solução com água e sabão neutro e passe nas palhetas das peças de forma suave.

Se possível, faça também a higienização do ar-condicionado. Concessionárias e lojas especializadas cobram entre R$ 100 e R$ 200 pelo serviço - chamado de oxi-sanitização-, mas você também pode fazer em casa. Para tal, basta comprar um produto específico para limpeza do sistema,.

É importante seguir as instruções do fabricante, mas, em geral, o processo é comum: as latas com a substância têm um gatilho na parte superior e uma mangueirinha. Com as janelas do automóvel fechadas, ligue o ar condicionado no máximo da velocidade e com a recirculação fechada. Dispare o gatilho do produto nas saídas de ar, saia do carro e feche as portas.

Não se preocupe com a fumaça que tomará conta do interior do veículo. Deixe o produto agir por 30 minutos. É importante tomar cuidado com a substância de ozonização, pois ela pode manchar partes plásticas e os tecidos.

icon photo
Legenda: O filtro de ar da cabine deve ser trocado para manter o ambiente livre de contaminação
Crédito: iSTock

Outra recomendação é fazer a troca do filtro da cabine. É o responsável por reter a poeira e micro-organismos para que eles não contaminem o ambiente. Se a peça estiver saturada ou muito suja, perde a eficácia de filtragem.

Janelas abertas

Se você estiver sozinho no veículo, usar o ar-condicionado ainda é considerado tranquilo. Mas se estiver com uma ou mais pessoas de carona, é preferível andar de vidros abertos. A recomendação é que todos estejam de máscaras e, mesmo com os vidros baixados, use o ar na temperatura mais fria e na velocidade mínima.

Se você for taxista ou motorista de aplicativo e ligar o ar for inevitável, não esqueça de usar sua máscara e manter a recirculação do sistema aberta. Assim que o passageiro sair, abra as janelas e circule com o carro até a entrada do próximo cliente.

Comentários