Serviços que o motorista pode acessar de casa

Muitos estados já oferecem o CRLV digital. Carteira de motorista e recurso de multas também podem ser resolvidos de casa

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Serviços que o motorista pode acessar de casa
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Devido à crise pandêmica do novo coronavírus, proprietários de veículos podem resolver muitos assuntos burocráticos sem sair de casa. Desde o documento do caro até recursos de multas de trânsito.

Atualmente, vários estados já permitem ao motorista imprimir o documento veicular em suas próprias casas. A autenticidade da impressão é garantida por um QR Code que pode ser consultado por agentes de trânsito em eventuais fiscalizações.

CNH, avisos de recall e recursos de multas também podem ser resolvidos de casa. Confira todos os documentos e serviços que já estão disponíveis de forma digital.

Veja os serviços que o motorista pode acessar de casa

icon photo
Legenda: Novo aplicativo Carteira Digital de Trânsito agrega o CRLV eletrônico e também a CNH digital
Crédito: Divulgação

Carteira de motorista

Assim como o documento do carro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também pode ser digital - chamada de CNHe. Ambos (CNHe e CRLV) podem ser concentrados e guardados no aplicativo CDT (de Carteira Digital de Trânsito), que oferece outras funções, como avisar quando o documento estiver próximo do vencimento.

CRLV, o documento do carro

Ao lado da CNH, é outro documento que o motorista precisa portar ao sair para dirigir. O documento pode ser impresso pelo site do Detran estadual, pelo Portal de Serviços do Denatran ou baixado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Para emiti-lo, é necessário que o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito. E você pode ter no app diversos CRLVs se houver mais de um carro licenciado no seu nome ou no da sua empresa.

O CRLV 100% digital, desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, passa a ser realidade para motoristas de Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Aviso de recall

O CDT também avisa o motorista sobre novos recalls de montadoras, de acordo exatamente com o carro que estiver cadastrado no aplicativo.

Recurso de multa

Por fim, outra situação que era comum de ser vista nos postos dos órgãos de trânsito e que já pode ser resolvida pela internet é o recurso contra multas. Os sites dos próprios Detrans estaduais oferecem formulários virtuais para que o motorista possa recorrer de uma penalidade.

Vale notar que, para isso, o cidadão deve aguardar o recebimento da Notificação de Penalidade, que estará acompanhada da multa.

icon photo
Legenda: CNH digital chama-se CNHe e também já pode ser adquirida pelo app CDT (Carteira Digital de Trânsito)
Crédito: Divulgação

 

Comentários