Volkswagen aposenta o Fusca de vez

Marca fez até vídeo de despedida para o modelo. Nome não será utilizado mais em nenhum carro de produção da empresa

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Volkswagen aposenta o Fusca de vez
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Chegou ao fim a era Fusca. A Volkswagen anunciou que um dos nomes mais conhecidos do mundo automotivo não será mais feito comercialmente. O eterno besouro está oficialmente aposentado.

Lançado em 1945 e concebido por ninguém menos que Ferdinand Porsche 13 anos antes, o Fusca foi feito para ser o carro do povo a pedido de... Adolf Hitler. Seu design simpático e manutenção simples fizeram com que o carro fosse um sucesso absoluto.

icon photo
Legenda: Lendário, o Fusca se tornou um dos modelos preferidos dos colecionadores
Crédito: Fábio perrotta

Preferência nacional

No Brasil, o modelo começou a ser produzido no dia três de janeiro de 1959 - ou seja, hoje fazem 61 anos de sua estreia. Foram fabricados 3,1 milhões de exemplares até 1986, o primeiro "fim" do Fusca brasileiro.

Sua produção foi retomada em 1993 a pedido do então presidente Itamar Franco. Neste breve segundo período, o Fusca teve cerca de 47 mil unidades feitas até 1996.

Colecionou fãs em todas as suas fases. Tanto que é um os carros mais emblemáticos de colecionadores no país e há farta oferta de usados na Webmotors.

icon photo
Legenda: Fusca voltou a ser produzido no Brasil em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco
Crédito: Divulgação

A volta dos Beetles

A última das reencarnações aconteceu em 2012, quando a nova geração do então New Beetle foi lançada, rebatizada de Fusca - a VW optou pelo nome de origem do Besouro em seus respectivos mercados.

Desta vez, o Fusca vinha do México com motor 2.0 turbo de 220 cv e pegada premium. O modelo deixou de ser vendido por aqui em 2017, mas é outro que aparece em diversas promoções entre seminovos.

icon photo
Legenda: A última reencarnação foi a mais potente e tecnológica da história do Fusca
Crédito: Divulgação

Assim como fez com a Kombi, a Volkswagen também produziu um pequeno vídeo em homenagem ao Fusca. Embalado ao som de "Let it be" dos Beatles, o carro aparece sendo ovacionado pelo público.

Confira o vídeo!

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors