Perua endiabrada: nova Audi RS4 é fera de 456 cv

Nova geração do modelo vai de zero a 100 km/h em 4,1 segundos sem abrir mão de espaço no porta-malas para a família

  1. Home
  2. Frankfurt
  3. Perua endiabrada: nova Audi RS4 é fera de 456 cv
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A nona geração do Audi A4 Sedan foi lançada no Brasil em abril do ano passado, trazendo carroceria mais espaçosa e, ao mesmo tempo, até 100 kg mais leve, e visual renovado. A versão Avant, perua, chegou em seguida, na versão única Ambiente, com motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cv de potência.

A cavalaria não é pouca, mas quem conhece perua e gosta de esportividade sabe que a configuração RS4 do A4 Avant é mesmo a que interessa. Pois a Audi aproveitou o Salão de Frankfurt, na Alemanha, para apresentar justamente a nova RS4.

icon photo
Legenda: audi rs4 salao frankfurt 2017
Crédito: audi rs4 salao frankfurt 2017

A primeira coisa a chamar a atenção é a pintura azul metálica que remete à primeira RS4, de 1999. Mas o que de fato interessa é o motor 2.9 V6 biturbo embaixo do capô, o mesmo do cupê RS5, que rende saudáveis 456 cv e 61,25 kgf.m de torque, enviados, como anteriormente, para as quatro rodas, via sistema de tração integral Quattro, com gerenciamento eletrônico.

A potência é a mesma da geração anterior, porém o torque teve um incremento massivo de 17,28 kgf.m, graças à adoção de sobrealimentação por turbo. De acordo com a Audi, a perua envenenada é capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada em 250 km/h - barreira que pode ser ampliada para 280 km/h com o pacote opcional RS Dynamic. A transmissão é automática de oito marchas.

icon photo
Legenda: audi rs4 salao frankfurt 2017
Crédito: audi rs4 salao frankfurt 2017

As suspensões, mais rígidas e esportivas, foram rebaixadas em sete milímetros na comparação com a A4 Avant convencional, enquanto a RS4 vem de série com rodas de liga leve de 19 polegadas - que podem ser substituídas por unidades de 20 polegadas, mediante um custo adicional. A praticidade é proporcionada pelo porta-malas de 505 litros, 15 litros a mais que a geração anterior.

Da mesma forma que o sedã, a perua RS4 ficou mais leve, no caso até 80 kg, totalizando 1.790 kg. A cabine é praticamente idêntica à do RS5 Cupê, incluindo o painel 100% digital Virtual Cockpit e "head-up display", que exibe informações importantes em uma tela transparente na altura do para-brisa, para não tirar os olhos da pista.

icon photo
Legenda: audi rs4 salao frankfurt 2017
Crédito: audi rs4 salao frankfurt 2017

As encomendas da nova RS4 no mercado europeu começam no mês que vem, com previsão de entrega das primeiras unidades nas concessionárias Audi para o começo de 2018. Na Alemanha, o preço inicial será de 79,8 mil euros (cerca de R$ 296,5 mil na conversão direta). Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors