Olhando para o leque de produtos atuais da BYD no Brasil, três modelos deverão ser os responsáveis por fazer a agora fabricante nacional — está produzindo oficialmente veículos na planta de Camaçari, na Bahia — subir alguns degraus. São eles: Dolphin Mini, King e Song Pro.
Sim, estamos falando dos três modelos que estão sendo produzidos localmente, o que deve, naturalmente, aumentar as vendas da BYD. No entanto, mais do que serem feitos no Brasil, estes três modelos têm estratégia de comercialização nova, alinhada com o que os carros mais vendidos do País atualmente fazem - casos de Fiat Strada, Volkswagen Polo, Fiat Argo e Volkswagen T-Cross, entre outros.
Há algumas semanas, Fabio Lage, novo diretor comercial da BYD no Brasil e que teve passagem pela Toyota, revelou em primeira mão para o WM1, em entrevista exclusiva, a estratégia de vendas diretas e small business que a marca chinesa já estava implantando.
Nas palavras do executivo, em alguns casos, as vendas deverão ficar "1 para 1". Ou seja, para cada carro vendido no varejo, um carro seria vendido de forma direta/small business, o que aumentaria sensivelmente os números de vendas da BYD.
O Dolphin Mini, por exemplo, pode sair por menos de R$ 99 mil para alguns perfis de compradores, como os taxistas. O King também tem descontos acelerados, que o permitem ser negociado por menos de R$ 125 mil (preço de sedã compacto). E também o Song Pro, que será o primeiro veículo híbrido-flex plug-in produzido no Brasil e poderá ser comercializado por menos de R$ 133 mil.
Com essas estratégias para estes três modelos, que estão entre os mais vendidos da marca no Brasil, a BYD passa a atuar em uma área de altos volumes de emplacamentos no País. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 44,1% dos automóveis de passeio e veículos comerciais leves emplacados no País em setembro foram frutos de vendas diretas, e 55,9% foram de vendas no varejo. Neste mesmo mês, a BYD foi a oitava marca que mais comercializou veículos no mercado brasileiro, com um total de 10.024 emplacamentos. Ficou logo à frente da Honda, com 7.982 unidades vendidas, e atrás da Jeep, que acumulou, no período, 11.540 unidades entregues.
Difícil fazer qualquer projeção, pois tudo é muito recente. Mas podemos imaginar que, com um incremento de apenas mais 2 mil unidades por mês, a BYD poderá não apenas ultrapassar a Jeep, como também brigar com a Renault pela sexta posição de fabricante que mais vende carros no Brasil.
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BYD tem um quarto veículo que poderá fazer a diferença!
No título da matéria você leu sobre quatro carros que podem mudar o patamar da BYD no Brasil, mas até o momento falamos apenas de três: Dolphin Mini, King e Song Pro. Pois bem, o quarto veículo que estamos mencionando deverá chegar ao mercado brasileiro em breve.Há informações de que a caminhonete poderá surgir ainda em 2025, mas o início de 2026 também já é comentado por algumas fontes próximas à marca. E trata-se de uma picape intermediária para brigar com Fiat Toro, Ram Rampage e a futura caminhonete da Volkswagen, que será fabricada em São José dos Pinhais, no Paraná.
Ainda sem nome, a nova picape chegará com três missões importantes: estabelecer uma presença muito mais forte no segmento dos comerciais leves; aumentar os números de vendas da marca; e tirar os holofotes da Shark, caminhonete média que ainda não atingiu números realmente expressivos de vendas. Segundo a Fenabrave, de janeiro a setembro, a Shark acumulou somente 855 unidades. A líder de vendas do segmento, a Toyota Hilux, somou, no mesmo período, 36.155 emplacamentos.
Com uma picape forte, a BYD, com certeza, subirá no ranking de vendas. No acumulado do ano, quando analisamos somente o mercado de carros de passeio, a BYD é a 7ª colocada, com 76.342 carros licenciados nos nove primeiros meses do ano, ainda de acordo com a Fenabrave.
No entanto, quando observamos somente o mercado de comerciais leves, a marca chinesa é somente a 17ª, com 856 emplacamentos. Juntando os dois mercados (automóveis de passeio mais comerciais leves), a BYD ocupa a 8ª posição, com 77.198 veículos licenciados.
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