De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat Strada emplacou, em 2025, um total de 142.891 unidades. O Volkswagen Polo, segundo carro mais vendido do país no ano passado, chegou a 122.671 — uma diferença tranquila de mais de 20 mil unidades, o que atesta o domínio absoluto da trabalhadora produzida na fábrica em Betim, Minas Gerais.
O modelo da BYD, no entanto, deverá seguir a filosofia da marca chinesa, especialmente no sistema de propulsão. Então, podemos esperar uma picape híbrida (possivelmente plug-in), mesclando um motor a combustão flex e um propulsor elétrico.
A produção, importante frisar, seria local, realizada na fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, já que a ideia é que a nova picape pequena seja um produto de volume.
Picape pequena casa com estratégia comercial da BYD
A BYD iniciou, em outubro do ano passado, uma ofensiva no mercado de vendas diretas para small business (pequenos negócios) com os modelos Dolphin Mini, King e Song Pro. Os três modelos, que estão sendo produzidos no Brasil, passaram a ser oferecidos com benefícios fiscais para os compradores.Os primeiros resultados já apareceram no final de 2025 e foram fundamentais para a BYD atingir a marca de 120 mil carros faturados no ano passado. Para 2026, a expectativa é que a fabricante de origem chinesa chegue aos 250 mil emplacamentos, de acordo com declaração de Ricardo Lage, diretor Comercial da BYD, em entrevista exclusiva ao WM1.
Saiba mais:
- Geely EX2, rival do BYD Dolphin e Dolphin Mini, fica mais caro
- BYD Song Pro é o carro mais vendido no varejo em dezembro
- BYD Seal tem evolução impressionante na China
Com a chegada da picape pequena, a força da BYD no segmento de vendas diretas se torna ainda mais relevante, especialmente pelo fato de esse tipo de veículo ter muita força nesse formato de negociação.
Para se ter uma ideia, do total de emplacamentos da Strada no ano passado, 68,9% foram no formato de venda direta e apenas 31,1% no varejo. A caminhonete da Fiat, aliás, foi também o carro mais comercializado do Brasil em vendas diretas em 2025.
Fiat Strada domina o mercado brasileiro
A Strada domina o mercado de picapes pequenas no Brasil. Hoje, a trabalhadora da marca de origem italiana tem apenas uma rival direta, a Volkswagen Saveiro, que em 2025 vendeu menos da metade da caminhonete da Fiat. Atualmente, a Fiat Strada é oferecida em sete versões de acabamento, duas de carroceria (cabine simples ou cabine dupla), duas de motores (1.3 aspirado ou 1.0 turbo) e duas de câmbio (manual ou automático CVT). Os preços partem de R$ 129.990 e chegam a R$ 150.490.Veja também
BYD tem um novo departamento de picapes
Em entrevista ao site Autoesporte, o vice-presidente da BYD do Brasil, Alexandre Baldy, confirmou que a empresa criou recentemente um departamento de picapes para desenvolver veículos dessa categoria.De acordo com informações de pessoas ligadas à marca, três novas caminhonetes estariam sendo desenvolvidas pela BYD. Além da pequena para concorrer com a Strada — que chegaria ao mercado brasileiro apenas a partir de 2027 —, uma intermediária também está em processo avançado e deverá ser lançada ainda este ano no Brasil, provavelmente no segundo semestre.
Aliás, essa picape intermediária, que chegaria para brigar com a Toro e terá, sim, sistema híbrido plug-in de propulsão, já foi flagrada diversas vezes em ruas e estradas do país completamente camuflada, mas com design que remete ao Song Pro.
A terceira picape, de acordo com análise do WM1, chegaria para brigar com as caminhonetes médias assim como a Shark, porém com um conjunto híbrido mais simples e menos tecnologias de conforto e comodidade para competir em preço — especialmente com as versões de entrada e intermediárias de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Mitsubishi Triton.
Vídeo relacionado - Teste: BYD Shark
Saiba mais:
Comentários