O canal de notícias da Webmotors

Mercedes-Benz Classe C é flagrado camuflado em SP

Marca alemã confirma que modelo lançado há apenas alguns dias na Europa chegará ao Brasil ainda este ano

por Guilherme Silva

Revelada há alguns dias na Europa, a nova geração do Mercedes-Benz Classe C já está no Brasil. Dois protótipos camuflados do sedã foram flagrados em São Paulo pelo usuário do Instagram @silver.w204. Após esse indicativo de que o modelo será lançado em nosso mercado, procuramos a marca alemã, que confirmou a sua vinda para este ano.

Maior e mais sofisticado, o novo Classe C é construído a partir da nova plataforma MRA (Modular Rear Architecture), desenvolvida para modelos de tração traseira ou integral. Com a nova estrutura, o sedã ganhou 6 cm no comprimento (4,75 metros), 1 cm na largura (1,82 m) e 2 cm na distância entre-eixos (2,86 m). A altura foi mantida em 1,44 m.
O desenho da carroceria é inspirado na atual identidade visual da Mercedes-Benz, com detalhes que receberam influência dos modelos Classe A, Classe E e Classe S: dianteira mais protuberante, faróis afilados, traseira com contornos abaulados e lanternas horizontais em formato de gota.
Como nas linhas Classe E e S, o interior tem detalhes mais extravagantes, com destaque para o painel de instrumentos com tela digital de 10,2 ou 12,3 polegadas, de acordo com a configuração. O mostrador pode receber efeitos tridimensionais e head-up display com funções de realidade aumentada e projeções de navegação.
Confira as ofertas de Mercedes-Benz 0 km, seminovos e usados do estoque da Webmotors!

Já a central multimídia instalada na vertical pode ter 9,5” ou 12” - parece um tablet. O equipamento mantém o sistema MBUX com comandos por voz. A novidade é a integração com aparelhos residenciais. É possível, por exemplo, o motorista acionar o ar-condicionado e a iluminação de sua casa durante o trajeto.
Sensores de presença instalados na residência também alertam o condutor se há estranhos na casa. Obviamente que a habitação deve estar equipada com a tecnologia, compatível com dispositivos como o Smart Thing, da Samsung.

Motorizações do novo Classe C

Toda a linha do novo Classe C será dotada de motores turbo e sistema híbrido-leve EQ Boost. Um alternador de 48 volts faz o papel de gerador de energia para alimentar os sistemas elétricos do carro, além de fornecer força extra em acelerações ou manter velocidades de cruzeiro durante viagens.
As versões C180 e C200 do sedã usarão o 1.5 turbo a gasolina, com potências de 170 cv e 204 cv, respectivamente. O C300 traz a cereja do bolo: o novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 258 cv. O câmbio é sempre o automático de nove marchas. O sistema de tração integral 4Matic garante a distribuição de força às quatro rodas. Na Europa há ainda uma gama de opções a diesel, que não podem ser oferecidas por aqui por conta da nossa legislação.

A linha desta nova geração do Classe C também tem direito, obviamente, a uma versão híbrida plug-in. Esta usa o 2.0 turbo a gasolina com um motor elétrico e entrega potência combinada de 313 cv e torque máximo de 56 kgf.m. Só no modo elétrico, segundo a Mercedes, o modelo pode alcançar 140 km/h de velocidade e autonomia de 100 km.O eixo traseiro auto-esterçante é outro destaque mecânico do novo Mercedes Classe C. Em velocidades acima de 60 km/h, as rodas traseiras giram até 2,5 graus na mesma direção que as dianteiras. Em manobras ou velocidades abaixo disso, o movimento é o inverso do eixo dianteiro - entenda como funciona o sistema.

Quando chega ao Brasil

O Classe C da geração anterior era um dos carros feitos pela Mercedes-Benz na fábrica de Iracemápolis (SP), fechada em 2020. Esta nova geração do sedã será importada e, de acordo com a assessoria de comunicação da marca alemã, chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas