Mercedes-Benz Classe C é flagrado camuflado em SP

Marca alemã confirma que modelo lançado há apenas alguns dias na Europa chegará ao Brasil ainda este ano

  1. Home
  2. Segredos
  3. Mercedes-Benz Classe C é flagrado camuflado em SP
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Revelada há alguns dias na Europa, a nova geração do Mercedes-Benz Classe C já está no Brasil. Dois protótipos camuflados do sedã foram flagrados em São Paulo pelo usuário do Instagram @silver.w204. Após esse indicativo de que o modelo será lançado em nosso mercado, procuramos a marca alemã, que confirmou a sua vinda para este ano.

Thumbnail Flagra Novo Mercedes Classe C (2)
O novo Mercedes-Benz Classe C foi flagrado com camuflagens em São Paulo
Crédito: Instagram/@silver.w204

Maior e mais sofisticado, o novo Classe C é construído a partir da nova plataforma MRA (Modular Rear Architecture), desenvolvida para modelos de tração traseira ou integral. Com a nova estrutura, o sedã ganhou 6 cm no comprimento (4,75 metros), 1 cm na largura (1,82 m) e 2 cm na distância entre-eixos (2,86 m). A altura foi mantida em 1,44 m.

O desenho da carroceria é inspirado na atual identidade visual da Mercedes-Benz, com detalhes que receberam influência dos modelos Classe A, Classe E e Classe S: dianteira mais protuberante, faróis afilados, traseira com contornos abaulados e lanternas horizontais em formato de gota.

Como nas linhas Classe E e S, o interior tem detalhes mais extravagantes, com destaque para o painel de instrumentos com tela digital de 10,2 ou 12,3 polegadas, de acordo com a configuração. O mostrador pode receber efeitos tridimensionais e head-up display com funções de realidade aumentada e projeções de navegação.

Thumbnail Mercedes Benz C Class 2022 1280 27
O painel de instrumentos tem tela digital de 10,2 ou 12,3 polegadas, de acordo com a versão
Crédito: Divulgação

Já a central multimídia instalada na vertical pode ter 9,5” ou 12” - parece um tablet. O equipamento mantém o sistema MBUX com comandos por voz. A novidade é a integração com aparelhos residenciais. É possível, por exemplo, o motorista acionar o ar-condicionado e a iluminação de sua casa durante o trajeto.

Sensores de presença instalados na residência também alertam o condutor se há estranhos na casa. Obviamente que a habitação deve estar equipada com a tecnologia, compatível com dispositivos como o Smart Thing, da Samsung.

Motorizações do novo Classe C

Toda a linha do novo Classe C será dotada de motores turbo e sistema híbrido-leve EQ Boost. Um alternador de 48 volts faz o papel de gerador de energia para alimentar os sistemas elétricos do carro, além de fornecer força extra em acelerações ou manter velocidades de cruzeiro durante viagens.

As versões C180 e C200 do sedã usarão o 1.5 turbo a gasolina, com potências de 170 cv e 204 cv, respectivamente. O C300 traz a cereja do bolo: o novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 258 cv. O câmbio é sempre o automático de nove marchas. O sistema de tração integral 4Matic garante a distribuição de força às quatro rodas. Na Europa há ainda uma gama de opções a diesel, que não podem ser oferecidas por aqui por conta da nossa legislação.

Thumbnail Mercedes Benz C Class 2022 1280 0c
O desenho da carroceria do novo Classe C é inspirado na atual identidade visual da Mercedes-Benz
Crédito: Divulgação

A linha desta nova geração do Classe C também tem direito, obviamente, a uma versão híbrida plug-in. Esta usa o 2.0 turbo a gasolina com um motor elétrico e entrega potência combinada de 313 cv e torque máximo de 56 kgf.m. Só no modo elétrico, segundo a Mercedes, o modelo pode alcançar 140 km/h de velocidade e autonomia de 100 km.O eixo traseiro auto-esterçante é outro destaque mecânico do novo Mercedes Classe C. Em velocidades acima de 60 km/h, as rodas traseiras giram até 2,5 graus na mesma direção que as dianteiras. Em manobras ou velocidades abaixo disso, o movimento é o inverso do eixo dianteiro - entenda como funciona o sistema.

Quando chega ao Brasil

O Classe C da geração anterior era um dos carros feitos pela Mercedes-Benz na fábrica de Iracemápolis (SP), fechada em 2020. Esta nova geração do sedã será importada e, de acordo com a assessoria de comunicação da marca alemã, chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano.

Comentários