Quase todas as versões do renovado Volkswagen Golf já foram vistas, mas estas novas imagens revelam as mudanças na configuração GTI 2024. As fotos da versão esportiva demoraram para aparecer, e surgem com pouca camuflagem e com alguma inspiração na versão GTI Clubsport, que é ainda mais forte.
O Golf GTI flagrado não esconde muito de seu para-choque dianteiro redesenhado, que inclusive é compartilhado com várias outras versões. Estão lá os faróis esguios e a faixa herdada do GTI Clubsport, que se estende de um lado a outro pela grade e que fica menor já perto das luzes de rodagem diurnas (DRLs).

O para-choque dianteiro também ganhou novos detalhes, com uma grade em forma de favos de mel que, meio camuflada nas bordas externas, também não exibe mais a bandeira quadriculada luminosa. Assim, mais uma vez repete o esquema visual do Clubsport.
O interior, por sua vez, exibe um novo painel de instrumentos - o mesmo que já equipa as versões mais recentes de Passat e Tiguan -, com uma tela bem larga e customizável. Mais para o centro do tablier, uma segunda tela exibe as funções de multimídia.
O motor deste Golf GTI é o conhecido quatro cilindros 2.0 TSI, mas com uma novidade inesperada: agrega a tecnologia MHEV com um alternador de 48 Volts - ou seja, o carro poderá andar um pouco somente no modo elétrico e terá uma forcinha extra nos momentos de maior demanda.
O objetivo foi adaptar o motor às exigências de emissões da legislação europeia na fase Euro 7. A vantagem é que, com essa força extra, a potência combinada disponível para o o Golf GTI 2024 chegará perto dos 260 cv.
O renovado Golf GTI, que será uma das grandes novidades da Volkswagen para 2024, será vendido apenas com a transmissão automatizada DSG, que tem dupla embreagem e sete marchas. E para tristeza dos mais puristas, não terá opção de câmbio manual.
O Volkswagen Golf GTI, infelizmente, não é mais vendido no Brasil (confira as melhores ofertas de novos e seminovos na Webmotors). Apesar de não haver informações oficiais de que a Volks irá comercializar o modelo novamente no país, a expectativa é que a marca alemã "copie" Honda e Toyota, e traga pelo menos algumas unidades do hot hatch.
Recentemente, as duas marcas japonesas surpreenderam o mercado brasileiro importando pequenos lotes de Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla. O concorrente direto desses dois modelos, claro, é o Golf R. No entanto, para quem é órfão de Golf, o GTI já está mais que de bom tamanho.



Email enviado com sucesso!