Os viúvos e viúvas do crossover querem saber: por que o novo EcoSport não virá para o Brasil? Os motivos passam por posicionamento do produto e questões de importação. Veja que o renovado SUV foi flagrado pelo site Autocar India. O país abriga uma das seis fábricas que ainda produzem o jipinho (também é feito na Romênia, China, Rússia, Tailândia e Vietnã).
Hoje, o modelo é um projeto voltado especialmente para mercados emergentes e asiáticos. Para voltar a ser vendido aqui, teria de ser importado de alguns destes países acima mencionados. A propósito, é da Índia que o novo EcoSport partirá para ser comercializado na Argentina, que, antes, importava o carro produzido na finada linha de montagem de Camaçari (BA).
Conheça a linha Ford 0 km no Brasil: modelos, versões, preços e equipamentos
Pouco competitivo
Acontece que o Brasil não tem acordos bilaterais com a Índia no setor automotivo - como tem com o Mercosul e México. Ou seja, o novo EcoSport, para chegar aqui, pagaria os 35% de taxa de importação. Falamos de um SUV compacto, que briga na base do segmento. Mesmo trazido de alguns destes países que têm fama de produção de baixo custo, o utilitário da Ford teria preços iniciais na casa dos R$ 120 mil, segundo cálculos de alguns especialistas.Ou seja, o modelo ficaria muito pouco competitivo para brigar em uma faixa de preço onde já figuram SUVs compactos topos de linha. Isso explica porque o novo EcoSport não virá para o Brasil. Para quem tem saudades do exemplar da Ford, a alternativa é pesquisar a grande quantidade de seminovos e usados do saudoso utilitário esportivo.
E como o novo EcoSport ficou?
O novo EcoSport flagrado na Índia traz mudanças concentradas na dianteira. A grade está maior e, no lugar das barras horizontais do último modelo vendido no Brasil, ganhou nichos dentados em seu miolo. O para-choques também mudou, assim como o acabamento das luzes de neblina, agora em forma de "L" invertido. Os faróis, contudo, são os mesmos.
Comentários