Por que o novo EcoSport não virá para o Brasil?

SUV compacto da Ford é flagrado na Índia com segunda remodelação e será vendido na Argentina. Mas, por aqui...

  1. Home
  2. Segredos
  3. Por que o novo EcoSport não virá para o Brasil?
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford encerrou as atividades industriais no Brasil no início do ano e, com isso, deixou de produzir as linhas Ka e EcoSport. Curiosamente, o SUV compacto - que foi projetado e idealizado no Brasil - continua firme e forte em outros mercados da Europa e Ásia, onde, inclusive, já passa por uma segunda remodelação. O modelo até será relançado na Argentina como linha 2022, mas no Brasil são pouquíssimas as chances de o carro voltar.

Generated By Pixel @ 2021 08 23t14:15:09.184769
Novo EcoSport é flagrado na Índia, mas não virá para o mercado brasileiro
Crédito: Reprodução Autocar India

Os viúvos e viúvas do crossover querem saber: por que o novo EcoSport não virá para o Brasil? Os motivos passam por posicionamento do produto e questões de importação. Veja que o renovado SUV foi flagrado pelo site Autocar India. O país abriga uma das seis fábricas que ainda produzem o jipinho (também é feito na Romênia, China, Rússia, Tailândia e Vietnã).

Hoje, o modelo é um projeto voltado especialmente para mercados emergentes e asiáticos. Para voltar a ser vendido aqui, teria de ser importado de alguns destes países acima mencionados. A propósito, é da Índia que o novo EcoSport partirá para ser comercializado na Argentina, que, antes, importava o carro produzido na finada linha de montagem de Camaçari (BA).

Pouco competitivo

Acontece que o Brasil não tem acordos bilaterais com a Índia no setor automotivo - como tem com o Mercosul e México. Ou seja, o novo EcoSport, para chegar aqui, pagaria os 35% de taxa de importação. Falamos de um SUV compacto, que briga na base do segmento. Mesmo trazido de alguns destes países que têm fama de produção de baixo custo, o utilitário da Ford teria preços iniciais na casa dos R$ 120 mil, segundo cálculos de alguns especialistas.

Ou seja, o modelo ficaria muito pouco competitivo para brigar em uma faixa de preço onde já figuram SUVs compactos topos de linha. Isso explica porque o novo EcoSport não virá para o Brasil. Para quem tem saudades do exemplar da Ford, a alternativa é pesquisar a grande quantidade de seminovos e usados do saudoso utilitário esportivo.

E como o novo EcoSport ficou?

Flagra do novo EcoSport 2022
Flagra do novo EcoSport 2022: grade ficou maior e para-choque mudou
Crédito: Reprodução Autocar India

O novo EcoSport flagrado na Índia traz mudanças concentradas na dianteira. A grade está maior e, no lugar das barras horizontais do último modelo vendido no Brasil, ganhou nichos dentados em seu miolo. O para-choques também mudou, assim como o acabamento das luzes de neblina, agora em forma de "L" invertido. Os faróis, contudo, são os mesmos.

Comentários