Ford Everest poderá chegar ao Brasil até 2027

Ford Everest pode ser um dos 20 lançamentos da marca no Brasil; SUV tem porte de Tiggo 8, SW4 e Commander

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Marcelo Monegato
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A Ford confirmou na noite de terça-feira (9/12), em São Paulo (SP), a chegada da Ranger híbrida e anunciou mais 20 lançamentos robustos para os anos de 2026 e 2027. No entanto, manteve segredo e não deu dicas sobre quais serão essas novidades.

Diante deste anúncio da Ford, podemos afirmar que teremos renovação de modelos atuais e a chegada não apenas de novas versões e configurações, mas também de produtos inéditos. E um que ganha muita força é o Everest, SUV grande de até sete lugares que chegaria para disputar mercado com Caoa Chery Tiggo 8, Jeep Commander e Toyota Hilux SW4.

Este ano, durante viagem à Argentina com um grupo de jornalistas brasileiros, a fabricante fez uma rápida clínica para entender se o Everest teria espaço no mercado brasileiro.

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Atualmente, o Ford Everest é vendido no mercado argentino, mas importado da Tailândia para o país vizinho. No entanto, segundo fontes do WM1, é possível que sua produção na Argentina já comece em 2026 - facilitada pelo simples fato de que a Ranger já é fabricada (tem casa própria) por lá, na planta de Pacheco, que foi recentemente modernizada.

    O Ford Everest é vendido na Argentina, mas é importado da Tailândia para lá
    Crédito: Divulgação
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    Também há espaço para aumento da capacidade produtiva local. Como parte da recente transformação da planta, a capacidade anual foi ampliada em cerca de 70% - para 110 mil veículos/ano.

    Por maior que seja a capacidade de crescimento, 110 mil unidades da Ranger para a América Latina é muita coisa - vale lembrar que, no Brasil, a picape ainda perde em vendas para a Toyota Hilux. Falamos sobre isso aqui no WM1 em 2023, quando apostamos que um SUV baseado na picape seria feito por na Argentina.

    Em resumo, o restante do projeto deve acontecer por osmose: em 2026, a Ford deve de fato confirmar o surgimento do Everest argentino e, na sequência, confirmar sua chegada ao Brasil - se não for para 2026, talvez para o início de 2027.

    O interior do Ford Everest é igual ao da picape Ranger, o que é uma excelente notícia
    Crédito: Divulgação
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    Testamos o Ford Everest na Argentina

    Durante visita à Argentina para o lançamento da linha Tremor de Ranger, Maverick e F-150, o WM1 acelerou o Everest. Com proposta bem parruda, muito espaço, cabine de Ford Ranger - hoje a melhor picape média do mercado - e motor turbo, aprovamos o que conhecemos.

    O Ford Everest tailandês usa o motor 2.3 Ecoboost turbo a gasolina de 300 cv de potência e 45,5 kgfm de torque. O câmbio é o mesmo do Mustang, automático, com dez marchas, e o sistema de tração é idêntico ao da picape: 4x4 com caixa reduzida e bloqueios dos diferenciais. O SUV faz de zero a 100 km/h em 8,6 segundos.

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      O SUV grande da Ford tem capacidade para levar até sete ocupantes
      Crédito: Carsales
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      Há seis modos de condução, suspensão traseira com eixo rígido - como um legítimo SUV feito com chassis sobre longarina - e rodas de alumínio de 20 polegadas. Visualmente, é imponente e tem a mesma frente da Ranger. Já a traseira... Bem, design é subjetivo, certo?

      O Ford Everest tem 4,91 metros de comprimento, 1,84 metro de altura, 1,92 metro de largura e 2,90 metros de entre-eixos. Anote os ângulos: 30,2º de entrada e 25° de saída. O vão livre é de 22,6 cm de vão livre e o peso chega a 2.401 quilos em ordem de marcha.

      Isso tudo nos faz enxergar, claro, que há um possível "pênalti" entre o Everest e o cliente brasileiro (e talvez até o argentino): a falta de um motor a diesel. O Toyota SW4 tem isso. Mas também é natural concluir que o SUV feito na Argentina poderá pegar emprestado qualquer um dos motores que a Ford passou a fabricar na planta de Pacheco no ano passado.

      Assim como Ranger, Maverick e F-150, o Ford Everest tem uma versão Tremor para off-road extremo
      Crédito: Divulgação
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      Ford Everest tem potencial para o mercado brasileiro?

      O Ford Everest é um ótimo produto que tem potencial no mercado brasileiro. É só a marca seguir a ordem natural das coisas para que o SUV "aconteça" por aqui. Chegaria para atingir com força os rivais, que hoje estão alguns anos atrás na disputa em tecnologia, segurança e acerto dinâmico.

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