Primeira Ferrari elétrica poderá ter 4 motores

Marca italiana registrou, nos Estados Unidos as patentes do protótipo do primeiro carro elétrico de sua história

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Guilherme Silva
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Para a indignação dos fãs mais puristas, a Ferrari registrou nos Estados Unidos as patentes do protótipo do primeiro carro elétrico de sua história. Prometido desde 2019, a Ferrari elétrica no entanto, não deverá ser revelado antes de 2025.

Chamado de "carro esportivo elétrico ou híbrido", o projeto divulgado pelo taycanforum.com revela um cupê com motor central traseiro, posicionado logo atrás dos bancos do motorista e do passageiro. As baterias, instaladas no assoalho, aparentemente são menores que as usadas na maioria dos carros eletrificados atuais.

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Um desenho com vista superior, por sua vez, mostra uma estrutura com quatro motores elétricos (um em cada roda) para uma configuração de tração integral. Além de mover o carro, esse conjunto também permitiria um nível de calibração do sistema de vetorização de torque mais preciso que o dos modelos a combustão.

 Imagem da patente com visão de cima do protótipo indica que carro terá quatro motores
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Legenda: Imagem da patente com visão de cima do protótipo indica que carro terá quatro motores
Crédito: Divulgação
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Algumas figuras mostram que a estrutura do carro poderia ser aplicada em modelos diferentes, como se fosse uma plataforma capaz de ser compartilhada entre carros elétricos e híbridos. Já o motor poderia ser instalado em diferentes posições, de acordo com o projeto.

Já a traseira da Ferrari elétrica foi desenhada para abrigar uma bateria de maior capacidade e, ainda por cima, produzir o efeito de força descendente (downforce) e, consequentemente incrementar a estabilidade do esportivo em altas velocidades. O desenho ainda prevê o aproveitamento de fluxo de ar que passa pelo difusor traseiro para resfriar a bateria com o carro em movimento.

 Estrutura do carro poderia servir de plataforma para outros modelos, inclusive híbridos
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Legenda: Estrutura do carro poderia servir de plataforma para outros modelos, inclusive híbridos
Crédito: Divulgação
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As patentes possuem anotações que indicam como a Ferrari pretende utilizar o projeto: "todos os tipos de células, ou seja, células cilíndricas, prismáticas ou em bolsa, podem ser adotadas". "O fato de as baterias instaladas no assoalho serem cilíndricas não significa que a bateria traseira também seja composta por células cilíndricas", segundo a marca italiana.

Apesar dos detalhes apresentados nas patentes, os desenhos podem não revelar as linhas definitivas do carro. Geralmente, os detalhes de design e técnicos são mostrados às vésperas do lançamento.

Rumores da imprensa estrangeira apontam que a Ferrari investe na eletrificação para desenvolver o novo SF90, um hiperesportivo que combinaria o motor V8 biturbo a gasolina a três propulsores elétricos para gerar cerca de 1.000 cv de potência.

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