Smart quer 'pegar onda' e lançar um SUV em 2022

Marca de subcompactos que pertence à Mercedes não resiste à moda de utilitários e agora planeja lançar um SUV elétrico

  1. Home
  2. Segredos
  3. Smart quer 'pegar onda' e lançar um SUV em 2022
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muitas marcas que nunca acreditaríamos que teriam SUVs e crossovers em suas gamas já mudaram totalmente sua visão sobre este segmento. Isso começou com a Porsche na década passada, quando lançou o Cayenne - que já está em sua terceira geração - e depois o Macan.

Mais recentemente vieram SUVs de Bentley (Bentayga), Lamborghini (Urus) e Rolls-Royce (Cullinan), marcas caracterizadas por sedãs de luxo ou superesportivos. A Ferrari também não resistiu e terá um utilitário chamado "Purosangue", em 2021.

Essa moda de utilitários é avassaladora. Agora, alcança também um espectro completamente oposto do setor e uma marca que há anos se afastou desse tipo de veículo, a Smart. A empresa - que faz parte do Grupo Daimler, dona da Mercedes - não poderá continuar a fechar os olhos para popularidade e lucratividade desse segmento.

icon photo
Legenda: SUV da smart poderia ser baseado no simpático conceito Forstars, apresentado pela marca em 2012
Crédito: Divulgação

O SUV da Smart chegaria em 2022 e parece até ironia pensar que ele nasceria de uma marca fundada para ser uma alternativa de mobilidade em tamanho "P". Mas não tem jeito: é neste caminho que o mercado caminha e o Grupo Daimler não pode continuar justificando investimentos sem retorno.

Suvinho

O SUV da smart não será gigantesco, mas espera-se que cresça pelo menos 1,5 metro se comparado ao atual Fortwo, isso de acordo com o site italiano Motori Online. Para isso, vai precisar de uma plataforma própria, já que a menor base que a Mercedes tem para utilitários, do GLA (e toda a família "A"), provavelmente não será suficiente para ele.

Fontes ouvidas pelo portal italiano também disseram que o SUV da smart terá uma bateria com capacidade generosa, de 78 kWh e autonomia perto dos de 400 km. Ainda não dá para saber, no entanto, se o carro manterá o esquema de motor e tração traseiros.

Outra questão será o design, porque ainda não conhecemos a definição de um Smart crossover. Poderia ser apenas um hatchback mais altinho e com detalhes em plástico nos pára-lamas e nas caixas de roda, algo já feito por outras marcas e que tiveram algum sucesso.

Mas esse SUV também poderia ter uma abordagem mais criativa, com base no conceito Forstars, apresentado pela empresa em 2012. O que é quase um fato é que ele terá quatro assentos e não será propriamente um SUV, mas uma alternativa urbana e manobrável desse segmento. Como falamos, ele deve estrear até o fim de 2022.

 Smart deverá lançar um SUV elétrico em 2022, que poderia chegar ao Brasil em 2023
Legenda: Smart deverá lançar um SUV elétrico em 2022, que poderia chegar ao Brasil em 2023
Crédito: Divulgação
Comentários