Confira ofertas do novo Nissan Kicks na Webmotors
De acordo com fontes ligadas ao mercado, algumas unidades foram emplacadas em agosto pela própria Nissan. O interessante é que os exemplares emplacados são de diferentes versões, o que indica que a Nissan do Brasil pode estar estudando qual delas seria a mais adequada para o mercado nacional.
É importante destacar que esses emplacamentos não significam, necessariamente, que o Nissan Ariya será vendido no Brasil. Muitas vezes, as montadoras trazem esses modelos para avaliar a receptividade do consumidor antes de definir um plano de importação e comercialização.
Entretanto, o simples fato de emplacar os veículos para utilizá-los como termômetro já é um pequeno indício de que a fabricante japonesa tem segundas intenções — ainda que mínimas.
Vale lembrar também que a Nissan tem um histórico de eletrificação no Brasil, tendo importado e comercializado por aqui o Leaf, hatch totalmente elétrico. Os volumes não foram expressivos, mas a fabricante deixou sua marca.
Por isso, o Ariya pode representar o retorno da Nissan ao mundo dos elétricos no Brasil. Atualmente, todo o seu portfólio de produtos é 100% a combustão.
Ariya: SUV elétrico da Nissan já esteve nos planos
Sim, o Ariya já foi cogitado para o mercado brasileiro. O SUV elétrico da Nissan chegou a ser mencionado em outubro de 2023 pela alta cúpula da montadora durante o Salão de Tóquio, no Japão.Para um grupo de jornalistas brasileiros, o vice-presidente de Marketing e Vendas da Nissan América Latina, Gerardo Fernández, disse que os planos de oferecer o SUV no mercado brasileiro até existiam, mas sem uma data definida. Na época, o WM1 consultou a assessoria de Comunicação da Nissan, que respondeu com o seguinte posicionamento: "nós não temos uma data específica para a chegada do Ariya. Informaremos a respeito no momento oportuno".
Como é o Nissan Ariya?
Enquanto o Ariya não chega (se é que vai chegar algum dia), vale a pena apresentar a máquina para o leitor. Com uma carroceria de linhas bem ousadas, o SUV elétrico da Nissan tem 4,60 metros de comprimento e entre-eixos de 2,78 metros.
No mercado internacional, o modelo tem cinco configurações de motorização (de 218 cv a 394 cv), com tração integral ou dianteira e baterias de 65 kWh ou 87 kWh. Em sua variação de maior alcance, pode rodar até 500 quilômetros com uma carga (ciclo WLTP). Já a de melhor desempenho acelera de zero a 100 km/h em 5,1 segundos.
Até uma versão esportiva do Ariya já existe, com 435 cv de potência máxima, 61 kgfm de torque e design ainda mais arrojado.
Veja também:
Comentários