A divisão de alto desempenho da Nissan, a Nismo, acaba de ganhar um novo integrante na sua gama de modelos preparados: o Ariya. Especulado para o nosso mercado em sua versão padrão, o crossover elétrico feito no Japão ganhou visual agressivo e desempenho consideravelmente mais forte.
Sem opção a combustão, as criações da Nismo foram anunciadas durante o Salão de Tóquio deste ano, que acontece nesta semana na capital japonesa. A melhora na potência dos motores elétricos acontece nas versões B6 e B9, que têm tração integral e-4ORCE. A menos potente tem 367 cv e 57 kgf.m de torque, enquanto a mais forte engrega até 435 cv e 61 kgf.m de torque.
Com tais números, é esperado que o SUV de mais de duas toneladas (até 2.220 quilos) chegue aos 100 km/h em menos de 4,8 segundos, tempo que as versões atuais - que não têm preparação e cuja potência é 394 cv -, levam para acelerar de zero a 100 km/h.
É claro que, para girar motores tão potentes, o modelo precisaria também de baterias maiores. E foi o que a Nismo fez. As duas variantes podem ser equipadas com células de 66 kWh ou 91 kWh, o que deve proporcionar uma autonomia maior, ou na mesma faixa das demais configurações - o Ariya pode rodar por até 492 quilômetros em sua versão padrão equipada, que tem bateria de 87 kWh.
Outro diferencial das versões Nismo do Ariya é um novo modo de condução. A opção leva o nome da divisão Nismo e foi pensada para proporcionar uma direção mais esportiva, alterando parâmetros eletronicamente para melhorar a dinâmica ao volante.
A Nissan também incrementou o "som" dos motores elétricos. A ideia é fazer com que eles soem como as unidades usadas na Formula E.
No design externo, o Ariya Nismo agrega elementos estéticos mais esportivos, com novos para-choques, saias laterais, adesivos e um friso em vermelho que corre por toda a parte inferior da carroceria. A traseira tem um defletor e um pequeno aerofólio instalado na tampa do porta-malas.
Boa parte dessas mudanças de design externo tem acabamento em black piano. A cabine ganha novos revestimentos para os bancos e repete a escolha por detalhes em vermelho.
As duas versões esportivas devem estar nas ruas do Japão ainda no primeiro semestre deste ano. Os preços do modelo não foram confirmados.
Por aqui, as configurações "normais" do SUV ainda parecem não ter data para estrear. A expectativa era de que o Ariya viesse para dividir espaço com o Leaf, mas ainda há data para isso vai acontecer.
VÍDEO RELACIONADO
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade