Em junho, a Toyota anunciou que passará a produzir o HiAce na fábrica de Zárate, na Argentina, e confirmou que o veículo comercial será exportado para o Brasil. Agora, a informação, segundo uma fonte ligada à marca, é de que as vendas por aqui começarão já no primeiro trimestre de 2024.
Ainda de acordo com essa fonte, as duas configurações do HiAce (furgão e van) serão comercializadas nas concessionárias da Toyota no Brasil. Os preços ainda estão em processo de definição, mas podemos esperar algo em linha com os principais concorrentes: Mercedes-Benz Sprinter, Renault Master, Peugeot Boxer, Fiat Ducato, Ford Transit e Citroën Jumper.
O HiAce é pouco conhecido no mercado brasileiro, mas na Argentina o modelo é comercializado desde 2019, quando passou a ser importado do Japão. Agora, com o investimento de US$ 50 milhões anunciado para a fábrica em Zárate, o veículo será feito localmente e exportado para alguns mercados da América Latina, entre eles o Brasil.
A expectativa de produção é de 4 mil unidades por ano, inicialmente, mas a projeção é que a capacidade produtiva atinja 10.000 unidades anuais.
Vale lembrar que, na mesma planta, são feitos o SW4 e a Hilux, a picape média mais vendida do Brasil.
O HiAce feito na Argentina será na configuração L2H2. O furgão terá capacidade de carga de 9,3 m³ (metros cúbicos), e a opção de passageiros será 13+1 (motorista mais 13 ocupantes).
O conjunto mecânico será um velho conhecido de SW4 e Hilux. Estamos falando do motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, que no furgão terá 177 cv de potência e na opção van, 163 cv. A transmissão é sempre automática de seis marchas.



Email enviado com sucesso!