Tudo o que já sabemos sobre o novo Hyundai Creta

Nova geração do utilitário será lançada esta semana. Veja o que deve mudar no carro, que chega às lojas até o fim do ano

  1. Home
  2. Segredos
  3. Tudo o que já sabemos sobre o novo Hyundai Creta
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nesta semana vamos conhecer o novo Hyundai Creta, que já começou a ser fabricado no Brasil e está em fase inicial de divulgação por parte da fabricante. O que esperar do modelo? Reunimos nesta reportagem tudo o que sabemos sobre o SUV, que vai manter a mesma plataforma da geração atual (conhecida como J5, herdada do sedã Elantra), apesar de mudar totalmente de visual.

O foco do novo Creta, que a fabricante certamente irá chamar de "nova geração", será justamente na parte estética, ainda que sua base de construção seja a mesma - assim como aconteceu com o HB20, dois anos atrás. Outra novidade está na parte mecânica: conjunto 1.6 aspirado de ser aposentado e substituído pelo motor 1.0 turbo, o mesmo das versões mais caras do HB20. E o que mais?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Novo Hyundai Creta será turbo

A principal novidade além do visual - polêmico, diga-se - será justamente na parte mecânica. Ao que tudo indica, as versões de entrada do SUV devem trocar o antigo motor 1.6 aspirado - de 130 cv e 16,5 kgf.m de torque, presente na linha de veículos da Hyundai há quase uma década - pelo 1.0 turbo da família Kappa TGDi, de 120 cv e 17,5 kgf.m, que equipa as versões mais caras do HB20.

Já as configurações topo de linha do Creta devem manter o motor Nu, 2.0 aspirado, de 166 cv e 20,5 kgf.m de torque, mesmo que lá fora o modelo já seja equipado com um moderno 1.4 turbo de 138 cv e 24,7 kgf.m. A caixa de câmbio também não muda e deverá ser a mesma automática de seis marchas.

O acabamento também deve ser aprimorado. Pelos flagras, foi possível identificar melhora nos níveis de materiais internos, maior capricho no formato estrutural do painel e menor utilização de plástico duro. A tela da central multimídia será maior, com mais de 10 polegadas, e possivelmente deverá oferecer espelhamento via CarPlay e Android Auto sem fio - embora ainda não esteja confirmado.

O volante é outra coisa nova, assim como o formato da manopla de câmbio, como já revelado oficialmente pela empresa. Como é possível notar pelas imagens já divulgadas, o console central e os comandos do ar-condicionado terão acabamento em preto brilhante.

Teaser Novo Hyundai Creta (6)
Novo Creta terá tela colorida digital de sete polegadas no quadro de instrumentos
Crédito: Reprodução
toggle button

Mais equipamentos

O SUV também promete oferecer novidades em termos de equipamentos, a começar pelo teto solar panorâmico - item que nunca foi oferecido pelo modelo em seus quase cinco anos de mercado no Brasil. Já o sistema multimídia deverá ser o Bluelink, que permite, por meio de um app, se conectar ao carro e controlar funções como ligá-lo à distância e ver dados do computador de bordo, por exemplo.

As versões mais caras também devem passar a contar com um quadro de instrumentos digital em TFT, com tela de 7", e com os recursos de segurança que vemos no HB20, como o sistema de frenagem de emergência; o alerta de colisão frontal com detector de obstáculos; avisos de escapadas da faixa (sem correção automática do volante); alerta de ponto cego e também o detector de fadiga.

Não faria sentido o HB20 ter esses equipamentos no Brasil e o Creta, mais caro, não oferecer. Além disso, por fim, ainda na parte de segurança, o carro também deverá passar a oferecer seis airbags em todas as versões - antes as seis bolsas eram limitadas às configurações mais caras.

O SUV será apresentado esta semana, poderá ter campanhas de pré-venda nos próximos meses - assim como todas as marcas têm feito atualmente, de olho no engajamento social de cada novo lançamento -, mas só deve chegar oficialmente às lojas em outubro. Ainda esta semana saberemos todas as repostas e confirmaremos onde acertamos e onde erramos.

Novo Hyundai Creta 3
Hyundai Creta 2022 foi visto em São Paulo antes do lançamento oficial - em gravação de peças publicitárias
toggle button
Comentários