Depois de apresentar a nova geração do Golf, a Volkswagen já começa a testar a versão mais potente do modelo, o Golf R. O esportivo foi flagrado em testes pelos amigos do Autología, no famoso circuito de Nürburgring.
Rodando sem nenhuma camuflagem, é possível reconhecer o Golf R pelos detalhes na carroceria. O para-choque tem desenho diferente na dianteira, enquanto a lateral ostenta saias e as pinças de freios são azuis.
Na traseira, o Golf R traz para-choques com linhas mais marcantes, além de aerofólio e saídas de escape com desenho próprio.
Mecanicamente, podemos esperar o câmbio de dupla embreagem com tração integral 4Motion. Certamente será mais rápido que a geração anterior, por isso, deve fazer o 0 a 100 km/h em 4.6 segundos e alcançar os 270 km/h.
A VW já revelou os três esportivos. O Golf GTI agora usa motor de 245 cv, portanto, 15 cv a mais que a geração anterior. O GTE, híbrido que deverá chegar ao Brasil futuramente, também oferece essa potência, mas com motor 1.4 TSI combinado a um propulsor elétrico no lugar do 2.0. O GTD é o mais "fraco" dos três, 200 cv no 2.0 de quatro cilindros.