Volkswagen revela novos Golf GTI, GTE e GTD

Versões esportivas do hatch médio estão mais tecnológicas e potentes, mas somente a híbrida deve vir para o Brasil

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Volkswagen revela novos Golf GTI, GTE e GTD
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os fãs de carros - ou do Golf - viram que as fotos da versão GTI da oitava geração do hatch vazaram durante a madrugada. Com isso, a Volkswagen resolveu se antecipar ao Salão de Genebra, que começa na primeira semana de março, e apresentar a nova derivação esportiva. No embalo, revelou as versões GTD e o GTE.

O Golf GTI agora usa motor que gera 245 cv, portanto, 15 cv a mais que a geração anterior. Para a alegria dos puristas, o câmbio será manual de seis marchas, mas o automatizado de dupla embreagem será vendido como opcional.

Na tomada

No entanto, a configuração que pode interessar mais aos brasileiros é a híbrida GTE, que é a única à venda no Brasil atualmente. Essa configuração deverá seguir por aqui, como indicou o presidente da empresa na América do Sul, Pablo Di Si.

A nova configuração saiu dos 204 cv para os mesmos 245 cv do GTI. O motor 1.4 TSI segue com 150 cv, porém o elétrico rende 115 cv.

Volkswagen Golf GTE é a versão híbrida nma cor branca com nichos de LEDs nas pontas dos para-choques
icon photo
Legenda: Versão híbrida do hatch, Golf GTE deve vir em sua oitava geração para o Brasil
Crédito: Divulgação

Outra novidade importante é o aumento de 50% na capacidade da bateria, que garante até 60 km de autonomia só no modo elétrico. A transmissão é de dupla embreagem com seis marchas e foi criada especialmente para veículos híbridos.

Por fim, a Volkswagen também revelou a GTD, versão esportiva que o usa motor a diesel. Este é o mais fraco dos três, tendo 200 cv no motor 2.0 de quatro cilindros. Apesar disso, segundo a marca, os três modelos alcançam os 210 km/h.

Luzes polêmicas

A principal característica da oitava geração do Golf é a "assinatura" em LED. Nas versões esportivas, essa característica foi reforçada com um conjunto de 10 lâmpadas auxiliares posicionadas na tomada de ar inferior do hatch.

Além disso, uma fina barra logo acima da grade indica de qual versão se trata. Esse friso é vermelho no Golf GTI, azul para o GTE ou prata para o GTD - e usam iluminação por LEDs.

 Novo VW Golf GTI tem ponteira dupla de escapamento na traseira e rodas de 18"
Legenda: Novo VW Golf GTI tem ponteira dupla de escapamento na traseira e rodas de 18"

Por fim, a Volkswagen também revelou a GTD, versão esportiva que o usa motor a diesel. Este é o mais fraco dos três, tendo 200 cv no motor 2.0 de quatro cilindros. Apesar disso, segundo a marca, os três modelos alcançam os 210 km/h.

Mais tecnologia

Todas as versões recebem quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e central multimídia de 10 polegadas. Além disso, há alerta de mudança de faixa, frenagem automática com detecção de pedestres, ar-condicionado automático, faróis de LED e rodas de 17 polegadas (aros 18 e 19 são opcionais).

 Frisos são de cores diferentes para cada versão. No Golf GTI, peça acima da luz é vermelha
Legenda: Frisos são de cores diferentes para cada versão. No Golf GTI, peça acima da luz é vermelha

No interior, destaque para a manutenção dos bancos com temática quadriculada parcialmente revestidos de couro, mas inteiriços, como no Polo GTS. Além disso, há sistema de iluminação ambiente.

 Golf GTI mantém os tradicionais  bancos com revestimento xadrez e iluminação ambiente
Legenda: Golf GTI mantém os tradicionais  bancos com revestimento xadrez e iluminação ambiente
Crédito: Divulgação
Comentários