Volkswagen vai produzir SUV do Up!, diz publicação

Segundo a 'Autobild', empresa aprovou a fabricação de utilitário baseado no conceito Taigun. Brasil é parte interessada

  1. Home
  2. Segredos
  3. Volkswagen vai produzir SUV do Up!, diz publicação
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

David Powels, o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, declarou em entrevista ao WM1 no último dia 14 que a marca vai renovar todo o seu portfólio em "três anos, três anos e meio" e que os novos projetos da montadora para o país e região serão da matriz MQB - a mesma do novo Polo, que oficialmente também dará origem ao sedã Virtus, a um SUV compacto e a uma picape, todos com fabricação em São Bernardo do Campo (SP).

icon photo
Legenda: volkswagen taigun up plataforma pq12
Crédito: volkswagen taigun up plataforma pq12

Há cerca de um mês, Powels já havia declarado que a marca deve lançar aqui dois SUVS inéditos - um deles é o compacto derivado do Polo, baseado no conceito T-Cross Breeze, que a marca exibiu no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado. O segundo utilitário esportivo, segundo especulações, seria um modelo de porte médio, também construído sobre a base MQB do Polo e do Golf, com fabricação na Argentina - informação que não é confirmada nem negada pelos executivos da companhia.

icon photo
Legenda: volkswagen taigun up plataforma pq12
Crédito: volkswagen taigun up plataforma pq12

Esse SUV, na verdade, pode ser um modelo ainda menor que o futuro T-Cross, baseado na matriz PQ12 usada no Up. Segundo reportagem da revista alemã "Autobild", o conselho de administração da Volkswagen acaba de aprovar a produção dessse "suvinho", justamente de olho no Brasil e no mercado sul-americano. Esse modelo seria baseado no conceito Taigun, que a VW mostrou no Salão do Automóvel de 2012, mas acabou aparentemente engavetando o projeto.

Ainda de acordo com a publicação, a demora para aprovar a produção do Taigun, que deverá se chamar T-Track quando chegar ao mercado, aconteceu por conta dos elevados custos para seu desenvolvimento, já que a matriz do Up! atualmente não é compartilhada com nenhum outro modelo da Volkswagen.

icon photo
Legenda: volkswagen taigun up plataforma pq12
Crédito: volkswagen taigun up plataforma pq12

Um SUV realmente pequeno poderia cair como uma luva para a Volks no Brasil para fazer frente a concorrentes como Honda WR-V e até SUVs de porte maior, porém na mesma faixa de preço, como Renault Duster.

icon photo
Legenda: volkswagen taigun up plataforma pq12
Crédito: volkswagen taigun up plataforma pq12

Mais que dar origem ao T-Track, a base do subcompacto Up! pode ser usada também na próxima geração de Gol, Voyage e Fox, hoje construídos sobre a base do Polo 4 (PQ24) e para as quais a matriz MQB seria cara demais, por conta da sua sofisticação e eletrônica embarcada. Por outro lado, a PQ12 já conta com elementos presentes na opção mais cara, especialmente os aços de alta resistência que garantiram ao Up cinco estrelas em teste de colisão do Latin NCAP.

Além do T-Cross e do T-Track, a Volkswagen já confirmou para a próxima quarta-feira (23) a apresentação do T-Roc, SUV derivado do Golf e também produzido com base na matriz MQB que será lançado no mercado europeu ainda este ano e, quem sabe, poderá também vir ao Brasil nos próximos anos via importação.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors