Até o Mustang vira elétrico. Mas continua nervoso

Ford mostra protótipo de versão eletrificada do esportivo mais vendido do mundo com insanos 900 cv de potência

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Fernando Miragaya
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A onda de eletrificação não tem limites. E até esportivos tradicionais se rendem aos novos tempos. É o caso do Ford Mustang, que acaba de aparecer em uma versão chamada Lithium.

Sim, o Mustang vira elétrico através de uma parceria da Ford com a Webasto. O modelo ainda é um protótipo, mas honra as origens do muscle car. São mais de 900 cv de potência e torque instantâneo de absurdos 138 kgf.m.

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Mustang Lithium visto de traseira traz as lanternas em três barras vertifcais de leds e rodas de 20 polegadas
Mustang Lithium tem rodas forjadas de 20" com freios Brembo de seis pistões
Crédito: Divulgação
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O Mustang Lithium servirá como plataforma de teste. A ideia da Webasto e da Ford é o desenvolvimento em conjunto de novas tecnologias de bateria e gerenciamento térmico.

Bateria potente

Para ter tanta força, o protótipo se vale do motor elétrico Phi-Power, alimentado por um sistema de bateria da Webasto de 800V. Essa voltagem é o dobro da gerada pela maioria dos carros elétricos que são vendidos atualmente.

O carro, obviamente, é todo preparado. O Mustang vira elétrico e fica levemente mais baixo em relação ao restante da linha. O protótipo usa rodas de 20" com pneus Michelin Pilot Sport 4S e os discos de freio da Brembo com seis pistões são herança do Shelby GT350R.

Ford Mustang Lithium branco estacionado enquanto carrega as baterias
Mustang vira elétrico neste protótipo com capô com janelas transparentes de policarbonato
Crédito: Divulgação
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O difusor traseiro também faz parte da versão eletrificada. O Mustang vira elétrico ainda com um capô diferentão, com janelas transparentes de policarbonato que deixam à mostra o conjunto elétrico.

A besta está solta!

Na cabine, uma tela de 10" permite acionar os quatro modos de condução do Mustang elétrico. Eles distribuem o torque e ajustam direção, freios e respostas do motor de acordo com a opção: Valet (para deixar o carro com o manobrista, que não poderá se divertir), Sport, Track (para pistas) e Beast (que deve ser muito legal!).

Painel do Mustang elétrico tem detalhes azuis no volante, nos instrumentos e nas saídas de ar, além de tela central de 10 polegadas
Tela permite libertar a besta fera que vive dentro do Mustang elétrico
Crédito: Divulgação
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A Ford diz que investirá mais de US$ 11,5 bilhões em veículos eletrificados até 2022. Isso inclui, além dos híbridos, o novo SUV elétrico baseado no Mustang em 2020 e uma versão eletrificada da picape F-150 para depois.

 

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