Devo considerar o ACC na compra de um carro?

Controle de cruzeiro adaptativo atrai pelo conforto, mas é especialmente desenvolvido para levar mais segurança

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Devo considerar o ACC na compra de um carro?
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen Nivus ainda não tem preço, mas causou certo impacto na opinião pública - e também dos jornalistas que cobrem o setor. Ele pode ser o primeiro modelo abaixo de R$ 100 mil a ter Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

Esse item, antes considerado de luxo, nasceu em 2011 com o Cadillac XLR, primeiro modelo de produção em série oferecer o dispositivo - que é um sistema de condução semi-autônoma.

O que é ACC?

icon photo
Legenda: ACC é capaz de monitorar os carros próximos para evitar ou minimizar colisões
Crédito: Divulgação

Em termos bem simples, ele é a evolução do cruise control - ou piloto automático -, que o brasileiro já conhece há muito tempo. Portanto, basicamente serve para controlar a velocidade de um veiculo automaticamente de acordo com os parâmetros definidos pelo motorista.

No entanto, como usa um sistema de radar, o ACC é capaz de ir além do controle de cruzeiro tradicional. Ele mede a distância entre os carros, promovendo acelerações e frenagens de acordo com a necessidade. Também é possível configurar a distância que deseja manter do carro da frente.

Nas versões mais modernas, o ACC é quase capaz de dirigir sozinho - só não desempenha essa função devido às legislações. No entanto, boa parte desses dispositivos são capazes de fazer curvas e manter o carro na faixa de rolamento em velocidades superiores aos 200 km/h.

Devo considerar na compra?

icon photo
Legenda: ACC é um dos itens presente no novo Toyota Corolla topo de linha
Crédito: Divulgação

O mais interessante do ACC não é nem tanto a função descrita acima. Obviamente, a funcionalidade é bem legal, especialmente no trânsito pesado. Afinal, você não vai precisar fazer basicamente nada, mantendo apenas as mãos no volante.

Porém, o ACC é acompanhado de uma série de funções de segurança. Geralmente há assistente de frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão, front assist (detecta aproximação de veículos e freia), Line assist (mantém o carro na faixa) e alerta de distância.

Portanto, com o ACC as chances de evitar uma colisão são muito maiores e, em caso de uma batida, ele geralmente ajuda a evitar outras colisões posteriores. Sendo assim, caso a diferença de preço seja pequena entre um carro sem e outro com o ACC, considere o que oferece o acessório, ainda que perca itens de comodidade ou aparência.

Comentários