Ford testa entrega de pizza com Fusion autônomo

Montadora fez parceria com a rede Domino's para atender clientes de forma experimental nos arredores de Detroit (EUA)

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Ford testa entrega de pizza com Fusion autônomo
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Empresas como a Amazon e Fedex estão testando formas autônomas de entrega de mercadorias, investindo no desenvolvimento de drones e também de automóveis e utilitários capazes de rodar por conta própria, sem a necessidade de um motorista ao volante.

As montadoras de veículos, por sua vez, estão investindo bilhões de dólares para projetar e fabricar modelos que se movimentam sozinhos até seus destinos, dentre elas a Ford, que pretende lançar comercialmente seu primeiro carro autônomo em 2021.

icon photo
Legenda: ford fusion hybrid autonomo dominos entrega pizza
Crédito: ford fusion hybrid autonomo dominos entrega pizza

Até lá, a fabricante mantém em ritmo acelerado testes com protótipos adaptados com sensores, câmeras e toda a parafernália necessária para desviarem de obstáculos e tomarem decisões em meio ao tráfego, especialmente na complexidade do trânsito dos grandes centros urbanos.

Parte dessas pesquisas e testes inclui a questão da entrega. A Ford acabou de firmar parceria com a rede de pizzarias Domino's para levar pizzas quentinhas em carros autônomos. A experiência em princípio acontece exclusivamente na cidade de Ann Arbor, nos arredores de Detroit (Michigan), onde fica a sede da montadora.

icon photo
Legenda: ford fusion hybrid autonomo dominos entrega pizza
Crédito: ford fusion hybrid autonomo dominos entrega pizza

Os veículos, no caso, são unidades customizadas do Fusion Hybrid e as entregas com o sedã autônomo acontecem de forma aleatória, em conjunto com veículos convencionais. O pedido é feito via aplicativo e o usuário pode acompanhar via GPS o trajeto do veículo até chegar à porta de casa. Em seguida, basta se dirigir ao carro para retirar a pizza do compartimento térmico.

Por enquanto, a Ford está avaliando a melhor forma de fazer a entrega, que não afete o conforto dos clientes. O Fusion automatizado, no caso, não roda sozinho: apesar de ter capacidade de circular sozinho em determinadas condições, o carro tem sempre um engenheiro da fabricante atrás do volante, para assumir o comando caso o sistema autômomo falhe - a medida serve para cumprir as normas de trânsito locais, que ainda não permitem a circulação de veículos autônomos sem um motorista presente para casos de emergência.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors