Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Volkswagen faz robôs para carregar elétricos

Marca alemã desenvolve protótipos autônomos que vão até o veículo para fazer o carregamento rápido das baterias

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Volkswagen faz robôs para carregar elétricos
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O pânico de muitas pessoas em relação aos elétricos é ficar sem bateria. Além dos sistemas de carregamento rápido e autonomias cada vez mais generosas, outro movimento tenta minimizar a ansiedade dos motoristas. Agora, a Volkswagen faz robôs para carregar elétricos.

Funciona como um carregamento móvel. Em um estacionamento, em vez de estações fixas de carga, o robô móvel vai até o veículo. A máquina faz tudo sozinha: se comunica com o carro, abre a tampa do soquete de carga e faz a conexão e o desacoplamento do plugue - todo o processo ocorre sem qualquer interação humana.

icon photo
Legenda: Volkswagen faz robôs para carregar elétricos: protótipos móveis podem se locomover sozinhos
Crédito: Divulgação

A Volkswagen faz robôs para carregar elétricos que funcionam por meio de aplicativo ou de V2X, tecnologia de comunicação usada em carros semi-autônomos. O robô ainda está em fase de protótipos, obviamente, mas o objetivo é acabar com a necessidade de infraestruturas complexas para estações de carregamentos.

Faz sozinho

Segundo o fabricante, cada robô compacto é capaz de mover energia de cerca de 25 kWh. As máquinas também podem transportar diversos módulos de carregamento - ou seja, em uma pode carregar mais de um veículo.

icon photo
Legenda: Processo de acoplamento e desacoplamento do soquete de carga ocorre de forma autônoma
Crédito: Divulgação

O robô autônomo é equipado com câmeras, scanners a laser e sensores ultrassônicos. A combinação desses sistemas permite, ainda, que ele se mova livremente e desvie de possíveis obstáculos.

Conheça melhor o VW ID.3 e outros elétricos de Frankfurt

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors