VW e Microsoft juntas por carros autônomos

Empresas estreitam parceria baseada na nuvem para acelerar a tecnologia que fará o automóvel andar sozinho

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. VW e Microsoft juntas por carros autônomos
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A tecnologia dos carros autônomos está na nuvem. Pelo menos é nisso que Volkswagen e Microsoft decidiram trabalhar para acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas de direção sem a necessidade do motorista.

Segundo as duas empresas, a divisão de software da Volks terá acesso à plataforma Microsoft Azure, baseada em nuvem. Este acordo ajudará no desenvolvimento de novas tecnologias e permitirá que os sistemas sejam mais facilmente integrados aos carros que não necessitam do motorista.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Pela lógica do acordo, o maior poder de processamento na nuvem pode superar a limitação do hardware atual usado em veículos. Hoje, os carros autônomos têm certas limitações devido à fragmentação de dados, necessária para uma direção sem a interferência do motorista.

Investimento em carros autônomos

VW e Microsoft iniciaram uma parceria tecnológica em 2018. O grupo alemão anunciou investimento de € 27 bilhões (cerca de R$ 176 bilhões), até 2025, em digitalização e desenvolvimento de softwares para carros autônomos. Hoje, a empresa diz que 10% desses sistemas em seus veículos são desenvolvidos internamente e a meta é chegar a 60%.

Com isso, a VW espera começar os testes na nuvem automotiva para implantação na produção já em 2022. A marca quer implantar a nova tecnologia nas versões autônomas do Golf VIII e no 100% elétrico ID.3.

Volkswagen Id3
ID3, o elétrico da Volks, deve receber a tecnologia da nuvem para carros autônomos
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários