A3 Sedan prepara volta do Audi nacional

Sedã chega importado com motor de 180 cv. Em 2015, ele será fabricado no Brasil


  1. Home
  2. Testes
  3. A3 Sedan prepara volta do Audi nacional
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O A3 Sedan nasceu para causar revoluções. Nunca na curta história do modelo nascido em 1996 houve a opção de carroceria sedã. A novidade entrou nos planos da montadora desde o início do projeto da terceira geração, lançada ano passado. A Audi aposta que ele será o produto mais vendido da marca no Brasil e, por isso, será o primeiro nacional a sair da futura fábrica de São José dos Pinhais (PR), a partir de 2015. Caberá a ele marcar a volta da produção do Audi nacional, o que não ocorre desde 2006, com a primeira geração do A3.  


Por enquanto, o A3 Sedan virá importado de Gyõr, na Hungria, onde é produzido. Faltava ao portfólio da Audi um sedã mais em conta e menor que o A4. Ele chega a partir de R$ 116.400 e quer buscar espaço na garagem de jovens bem sucedidos. “Finalmente a Audi entra no segmento mais aquecido do mercado, o de sedãs compactos”, afirma o CEO da Audi do Brasil, Jörg Hofmann.  




Design

Jörg sabe que a briga não será fácil, pois até mesmo a tradicional Mercedes-Benz se mexeu e já dispõe de opção nesse segmento com o recém-lançado CLA. A BMW também se movimenta para ter um produto equivalente em breve, mas o executivo sabe que tem um bom produto em mãos. O projeto contou com a participação de 300 profissionais de design da Audi espalhados pelo mundo e foi concebido em Ingolstadt, na Alemanha.  


A frente do A3 Sedan é a mesma do hatch, mas a traseira curta inspirada em cupês é bastante esportiva, sobretudo por conta do desenho da tampa, que parece ter um aerofólio integrado.  O resultado é um sedã 14,6 cm mais comprido que o A3 Sportback, 1,1 cm mais largo e o mesmo entre-eixos de 2,63 m. No Brasil, ele estará disponível em 12 cores diferentes, com destaque para o vermelho brilhante e o azul scuba que casam perfeitamente com o sedã. Quer rodas realmente grandes? Somente como acessórios. O modelo de série vem com discreta rodas aro 17” calçadas com pneus 225/45.


Espaço interno

O acréscimo na carroceria rendeu algo essencial para um sedã: um bom porta-malas. O novo Audi tem capacidade para 425 litros de bagagem, ou 45 litros a mais que o A3 hatch de quatro portas. O mesmo entre-eixos do irmão menor, porém, mantém um espaço não muito confortável para quem viaja atrás. Há boa mobilidade para as pernas dos passageiros, mas o teto baixo incomoda a cabeça de pessoas com mais de 1,75 m. Também não há apoio de braço no banco traseiro, item que está em no irmão de plataforma do A3 Sedan, o Gol VII.


Outro fator herdado do hatch da VW é o túnel alto ao centro do assoalho traseiro. Isso prova que embora seja sedã, o novo A3 é mesmo para casais jovens com, no máximo, filhos pequenos. Adultos que viajarem ali não terão o mesmo conforto de um A4, por exemplo. O acabamento merece elogios pelo refinamento. Há revestimento plástico e de couro por todos os lados, além de bancos bastante confortáveis.




Desempenho

Quem viaja com o maior sorriso no rosto a bordo do A3 Sedan é, sem dúvidas, o motorista. Isso porque ele tem ao alcance dos pés nada menos do que 180 cv provenientes do moderno motor 1.8 turbo. A potência máxima está disponível a 6.200 rpm, enquanto o torque de 25,4 kgfm aparece entre 1.250 rpm e 5.000 rpm. Isso significa que o A3 Sedan tem disposição para deixar pra trás boa parte dos oponentes que encontra pela frente.


O motor 1.8 é um dos mais bem acertados nessa faixa de preço, com torque disponível em quase todas as faixas de rotação. Quer uma saída empolgante? É só pisar fundo e o motor faz o trabalho dele. Ele conta, claro, com o auxílio de uma boa transmissão. Ao alcance das mãos está a transmissão S-Tronic de 7 velocidades. Todas as marchas são trocadas de maneira quase imperceptível graças ao sistema de dupla embreagem. O motorista pode alterar a velocidade por meio de borboletas atrás do volante ou pela simpática alavanca em forma de bola, como nos esportivos antigos.




Segundo a Audi, o A3 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, número bastante empolgante para um sedã. Além das formas compactas, a carroceria “esbelta” com 1.295 kg também contribui para o desempenho. Um moderno sistema de injeção dá conta de economizar combustível, graças aos 8 bicos injetores. Quatro estão posicionados na câmara de combustão, enquanto os demais ficam no coletor.


Segundo a Audi, os primeiros formam um sistema de injeção direta, que nem sempre é necessária, de acordo com a velocidade e intensidade da condução. O sistema escolhe dos dois utilizar e, dessa forma, gera uma melhora no consumo. A marca afirma que o sedã faz até 14,3 km/l na cidade e 20,8 km/l na estrada. A suspensão é outro show a parte no sedã, mantendo o A3 firme nas curvas mais brutas e absorvendo qualquer tipo de desnível do solo. A carroceria com 17% de aço ultra-resistente em sua composição também contribui para o bom comportamento e segurança, claro.




Vale a pena?

A Audi espera vender 3.500 unidades do A3 Sedan em 2014, incluindo a versão S3 que deve chegar daqui dois meses com motor 2.0 de 300 cv de potência. Ainda não há previsão da versão com motor 1.4, já disponível no hatch. O sucesso da marca, que pretende emplacar 2 milhões de carros por ano até 2020 — ela emplacou 1,57 milhão em 2013 —, depende muito do A3 Sedan. E você deve se perguntar: eu posso contribuir com isso?


A resposta é sim. O A3 Sedan é uma grata novidade da Audi. Embora fique devendo itens de série presentes em seu irmão hatch mais simples, não o A3, mas o Golf, como sensores de estacionamento, e central multimídia de série — o moderno sistema do Audi custa R$ 9.900, o A3 Sedan é um verdadeiro Audi sem cobrar muito por isso. A diferença de preço em relação ao hatch de mesma configuração é de cerca de R$ 1 mil. E se levarmos em consideração que o Mercedes-Benz CLA custa R$ 150.500 em sua única versão disponível, menos potente, o A3 Sedan dispara com larga vantagem. Seja pelos 180 cv, seja pelo pacote completo.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors