São duas versões: a C 400 X na cor preta e a C 400 X Sport na cor branca com adesivos vermelhos e azuis – um visual "tricolor". Mas as diferenças entre os dois produtos vai além da pintura: o painel de instrumentos também muda.
Enquanto a versão base tem painel mais simples – já usado na F 850 GS –, na versão Sport temos painel de TFT com 6,5 polegadas e conectividade ao telefone via aplicativo BMW Connected. Essa é a única diferença funcional entre as duas versões da scooter.
A C 400 X é montada na fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM), e já está disponível nas concessionárias da fabricante - com três anos de garantia.
O que a BMW C 400 X tem?
A scooter tem o bom acabamento que se espera de todo produto BMW. Tem a tradicional chave por presença e o motor de um cilindro com câmbio automático (tipo CVT), sendo necessário somente acelerar ou usar os freios dianteiro e traseiro pelas manetes no guidão.Ao sentar na scooter, vemos abaixo do painel dois espaços para guardar objetos, que ficam travados com o veículo estacionado. No porta-objeto do lado direito tem tomada USB e também uma tomada 12 Volts mais ao fundo e com acesso um tanto difícil. A iluminação é toda em LED, e modelo também tem controle de estabilidade (ASC) e freio ABS nas duas rodas, com disco duplo na dianteira.
O espaço sob o assento acomoda 31 litros tem a possibilidade de ser expandido para 45 litros usando o chamado "flex case". Com esse recurso, é possível guardar um capacete fechado e um capacete aberto na C 400 X.
O recurso de expansão do espaço só pode ser usado com a scooter estacionada. Se o Flex case não estiver travado na posição "fechada", o sistema não permite o funcionamento do motor da C 400 X por segurança.
A explicação é simples: a expansão do espaço é feita para baixo, e aí a parte expandida fica muito próxima da roda traseira. Por isso só é possível dar a partida com o "flex case" recolhido.
Como é pilotar a BMW C 400 X
Aceleramos a versão Sport, com o painel TFT. Eu gostei do visual, achei harmonioso, agradável. Antes de começar o test-ride, fiquei com a impressão de que, para o banco não ficar muito alto, parte do espaço ali embaixo foi sacrificado.Mas, na prática, o espaço limitado tem outro motivo: para manter um bom centro de gravidade, parte da mecânica (motor, balança etc) ocupa justamente aquele espaço bem central do modelo. Bem, de uma forma ou de outra não é uma scooter que dá para você levar muita coisa debaixo do banco.
Esse é um ponto a melhorar no projeto em futuras atualizações. Outro ponto que eu gostaria que fosse diferente na C 400 X é a ausência de freio de estacionamento, que algumas scooter têm e acho prático e útil - principalmente ao parar em vias com maior inclinação. Como é automática, não há como deixá-la engrenada, recurso que temos nas motos com câmbio manual nessa situação.
A C 400 X tem porte médio, adequada para rodar na cidade e ir para a estrada sem receio dos veículos maiores e também do vento, como ocorre em motos menores, mais leves e menos potentes. Andamos na estrada e a scooter acompanhou tranquilamente o fluxo dos demais veículos, com boa sensação de estabilidade.
Como informação, tenho 1,83 m de altura e fiquei bem confortável na posição de pilotagem da C 400 X. Dependendo da sua estatura, talvez não consiga botar os pés no chão com facilidade. Recomendo verificar isso antes de levar um C 40 X para casa.
A sensação na pilotagem foi de tranquilidade, e de que é um conjunto bem acertado. Os pneus garantindo aderência satisfatória mesmo andando rápido, e também nas curvas. As suspensões são bem calibradas, e a traseira bichoque tem o útil ajuste da pré-carga.
O sistema de absorção de vibração do motor na C 400 X me fez esquecer que um propulsor de scooter costuma vibrar mais - e achei isso ótimo. O motor com 34 cv de potência máxima é compatível com o peso da C 400 X e permite também pegar estrada, mas não sobra potência para acelerar o coração, como em outros modelos BMW.
OS freios, por sua vez, "sobram": são fortes e precisos, dando confiança para andar sabendo que, se for preciso, a scooter vai parar com eficiência a qualquer instante. Então é tudo com uma pitada de razão na receita da C 400 X. Preciso deixar registrado aqui que me diverti pilotando a scooter, principalmente no trecho sinuoso que percorremos. Essa scooter é mais que só um rostinho bonito.
A C 400 X vale a pena para quem?
Então vamos falar dos preços: R$ 54.900 (C 400 X) e R$ 59.900 (C 400 X Sport) não são preços amigáveis, eu sei. Porém, após ouvir tudo que os representantes da BMW Motorrad falaram e de ter a experiência acelerando a C 400 X, fica bem claro que não é um produto pensado para ser líder de vendas, nem nada do tipo. Não é para competir com Yamaha XMax 250 ou alguma scooter da Dafra com motor próximo.É algo próximo da Honda Forza 350, que busca atingir um público bem menor, com maior poder aquisitivo, que já tem carro e quer uma scooter pela facilidade. Ou quem tem uma moto BMW grande e quer algo da mesma marca, mas compacto e prático, para andar pela cidade durante os dias úteis mais tranquilo.
Para esse perfil com maior poder aquisitivo, que é fã da BMW, a C 400 X deve servir bem, aumentando as opções de mobilidade urbana na linha de produtos da marca. Bom o produto é, mas não é para todos os bolsos.
FICHA TÉCNICA – BMW C 400 X 2024
Preço: R$ 54.900 (C 400 X) R$ 59.900 (C 400 X Sport)Motor: monocilíndrico, a gasolina, quatro válvulas, refrigerado a líquido, 350 cm³, potência de 34 cv a 7.500 rpm e torque de 3,5 kgf.m a 5.750 rpm
Transmissão: câmbio automático tipo CVT (transmissão continuamente variável). Secundária por correia
Suspensões: dianteira com garfo telescópico de 35 mm sem ajustes e 11 cm de curso, e traseira bichoque com ajuste de pré-carga em 5 níveis e curso de 11,2 cm
Freios: Dois discos de 265 mm na dianteira, disco de 265 mm na traseira, com ABS nas duas rodas
Pneus: Pirelli Angel Scooter sem câmara, nas medidas 120/70 R15 na frente e 150/70 R14 atrás
Dimensões e peso: 2,21 m de comprimento, 1,56 m de entre-eixos, 83,5 cm de largura, 1,2 m de altura, altura do banco de 77,5 cm e 226 quilos em ordem de marcha. Capacidade máxima de carga de 199 quilos.
Tanque: 12,8 litros (reserva de 3 litros)
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